29 de maio de 2014

Marcelo Queiroz recebe Medalha do Mérito Djalma Marinho

Uma noite marcada pelo prestígio ao talento cultural potiguar. Assim foi a entrega do Troféu Cultura, que aconteceu na quarta-feira, 28.05, na Assembleia Legislativa do RN. O evento criado pelo jornalista Toinho Silveira, tem como objetivo, premiar os artistas locais e as empresas, instituições e pessoas que apoiam a atividade. E foi neste cenário, que o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, foi homenageado com a Medalha do Mérito Djalma Marinho, pelos serviços prestados à cultura norte-rio-grandense, através das iniciativas do Sesc RN.

“Receber esta honraria muito me orgulha, pois desde que assumi a presidência do Sistema Fecomércio, apoio e incentivo os artistas da nossa terra. Essas iniciativas acontecem por meio do Sesc, que é o braço do Sistema que trabalha com a cultura. Também aproveito para agradecer o jornalista Toinho Silveira pela homenagem. Por fim, parabenizo todos os artistas, produtores, diretores culturais que lutam por esta causa no nosso estado. E também aos políticos e empresários que ajudam a fomentar a cultura norte-rio-grandense”, comenta Marcelo Queiroz.

A 11ª edição do Troféu Cultura, prestou uma homenagem especial ao saudoso compositor potiguar de marchas e frevos Claudomiro Batista de Oliveira, o Dosinho. O idealizador do prêmio, Toinho Silveira, proferiu palavras de agradecimento à todos que colaboraram com o evento: “A entrega destes troféus é uma forma de reconhecer o árduo trabalho que é trabalhar com arte no RN. Muitas vezes, estas pessoas são vistas com maus olhos pela sociedade, mas aqui eu mostro que não é assim. Que eles são muito mais que isso. São batalhadores que suam a camisa para fazer o que gostam, que é cultura! Aqui digo meu muito obrigado aos que ajudaram a realizar a entrega deste prêmio”.

Participaram do evento, além de Marcelo Queiroz, personalidades como o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta; o presidente da Câmara dos Vereadores, Albert Dickson; o deputado estadual, Hermano Morais; a vereadora, Júlia Arruda, o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado; o secretário municipal de Serviços Urbanos, Raniere Barbosa; entre outros empresários e políticos locais.

Medalha ao Mérito “Djalma Marinho”

A entrega desta honraria simboliza o agradecimento a personalidades públicas, artistas, instituições, e empresas que desenvolvam ações para fortalecer a cultura do Rio Grande do Norte. Marcelo Queiroz, Ricardo Motta (Assembleia Legislativa), Miriam Souza (Grupo Ponta Negra de Comunicação) e Raniere Barbosa (Semsur), foram alguns dos homenageados.

Noilde Ramalho

O troféu Noilde Ramalho (em homenagem à educadora que marcou época à frente da tradicional Escola Doméstica de Natal) foi entregue àqueles que se destacaram na promoção da Educação, da Cultura, da Cidadania e do bem estar social. Paulo de Paula (UnP), José Maria Figueiredo (Unifacex), Marcia Célia de Andrade (CEI Mirassol), Janguiê Diniz (Ser Educacional), Zoraide Accioly (Liga do Ensino RN) e Mizael Barreto (Instituto do Legislativo Potiguar), foram as personalidades que receberam o prêmio.

Prêmio Cidades

Tem o objetivo de reconhecer o trabalho desempenhado pelos gestores de municípios que contribuíram para fortalecer a produção cultural do Rio Grande do Norte. Receberam o troféu as cidades de Nísia Floresta, Parnamirim, Macau e Goianinha.

Troféu Cultura

Entre os artistas locais, alguns dos premiados foram: Isaque Galvão (Melhor cantor), Rastafeeling (Melhor banda), Camila Masiso (Melhor cantora), Uskaravelho – Mais do Mesmo (Show do ano), Canindé Soares (Melhor fotógrafo), Júnior Dalberto (Literatura potiguar), Titina Medeiros (Melhor artista) e Marcelo Veni (Melhor produtor).