Notícias

24 de julho de 2015

Inscrições para oficina de construção de bonecas de pano começam neste sábado (25)

Serão 15 vagas para a oficina que será ministrada durante três dias no Sesc Centro.

Que tal aprender a fazer a sua própria boneca de pano? Esse é o tema da Oficina de construção de bonecas baseadas na estética Abayomi que o Sesc realiza nos dias 29, 30/07 e 04/08, das 8h às 12h, no Sesc Centro, localizado à Rua: Cel. Bezerra, 33. Cidade Alta. A atividade integra o projeto Palco Giratório de difusão das artes cênicas no país, e será realizada pela oficineira Izabela Nascente, bonequeira integrante da Cia de teatro Nu escuro.

As inscrições começam no dia 25/07 (sábado) e seguem até o dia 28/07 (terça-feira), e devem ser realizadas através de formulário disponível no site www.sescrn.com.br e encaminhadas para o email xilofonica@yahoo.com.br

Os inscritos devem trazer para a oficina os seguintes materiais: tesoura, alicate, linhas e agulhas para costura de mão,retalho para fazer roupa, linha para cabelo (pode ser sisal, canecalon, algodão), cano PVC fino (cerca de 20cm).

Sobre a estética Abayomi:

A original boneca Abayomi tem a sua origem no momento histórico da escravização de povos oriundos do continente africano que eram trazidos para as colônias americanas. Como havia muitas crianças nos navios negreiros, vivendo uma realidade extremamente cruel, as mães tiravam pedaços de suas próprias roupas e criavam bonecas somente com amarrações para distrair seus filhos.

A intenção desta oficina é juntar a técnica de amarração das Abayomis em estrutura de bonecos de manipulação direta para balcão. Os bonecos são construídos e cada integrante da oficina poderá levar a sua para casa.

Sobre a oficineira:

Izabela Nascente é mestranda do programa interdisciplinar em performances culturais da UFG (Universidade Federal de Góias). Formada em Artes Cênicas é atriz, diretora de arte e bonequeira, integrante da Cia de teatro Nu escuro. Como bonequeira iniciou seus estudos no ano de 2002 no Rio de Janeiro. Participou da Construção dos bonecos, juntamente com João Neto (Castelo Ratimbum).

Participou também da oficina de construção artesanal de bonecos ministrado pelo Giramundo, teatro de Bonecos em Belo Horizonte/MG. Em 2003, foi responsável pela construção dos bonecos do espetáculo “Vila Mariote”, em que dirigiu a Cia de Teatro Nu Escuro para seu projeto final do curso de Artes Cênicas, espetáculo que permanece em cartaz. Construiu e manipula os bonecos do espetáculo: O Cabra que matou as cabras (2004) e Acústico (2003); Envelopes (2005) O Alienista (2006); Preciso Olhar(2009); Plural (2012) e Gato Negro (2013) da Cia de Teatro Nu Escuro.

Em 2005, construiu os bonecos da capa do CD de Luiz Shafim e Pedro Braga – Com a Corda Toda. É diretora artística do “Festival do Boneco”; e diretora dos espetáculo: A Menina que caiu em conversa de passarinho (Grupo Passarinhos do CERRADO); Envelopes e Plural.; Assistente: Valmir Filho- Estudante de Direção de arte na UFG; palhaço e pesquisador das bonecas Abayomis.

Serviço:

O quê? Oficina de Construção de bonecas (estilo abayomi / boneca de pano)

Inscrições: 25 a 28/07, através do preenchimento do formulário disponível no site www.sescrn.com.br e envio para xilofonica@yahoo.com.br

Realização oficina: 29,30/07 e 04/08 | 08h às14h | Sesc Centro (Rua: Cel. Bezerra, 33. Cidade Alta).

VAGAS LIMITADAS

Outras notícias

Pular para o conteúdo