7 de julho de 2014

Girão apresenta balanço do trabalho da Sesed a empresários do Comércio, Serviços e Turismo

“Aos melhores as missões mais difíceis”. Com essas palavras, o secretário de Segurança do Estado, General Eliéser Girão, resumiu como é o desafio de conduzir a Sesed RN, durante palestra que fez nesta segunda-feira, 07, dentro do projeto RN Em Foco, da Fecomércio.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, explicou a importância da palestra do titular da Sesed aos empresários do setor de Comércio, Serviços e Turismo: “Decidimos trazer o secretário aqui porque o comércio é um alvo preferencial e sempre muito vulnerável à ação de bandidos. Precisamos manter nossas portas abertas e a falta de uma política eficiente e eficaz de segurança pública tem um impacto enorme e direto nos nossos estabelecimentos. Pois, sem segurança, ficamos impossibilitados de cumprir nosso papel de geradores de emprego e renda”.

O início da gestão do General Eliéser Girão à frente da Sesed se deu no dia 14.03.2014. Apesar do pouco tempo na pasta, Girão já apresentou realizações de sua administração. “Quando assumi a pasta, me deparei com alguns problemas que precisavam de soluções imediatas, principalmente os relacionados com a Copa do Mundo. Natal estava em último lugar no ranking da FIFA que avaliava o nível de segurança nas cidades-sede. Com apenas três meses de trabalho, superamos essa dificuldade e ao final da primeira fase do campeonato, a segurança pública de Natal está em primeiro lugar, superando as demais sedes”.

Girão relatou ainda que as partidas em Natal acabaram, mas o esforço conjunto para manter a segurança continua: “O nosso compromisso é com a verdade. Quem trabalha com segurança pública deve ser honesto, sincero leal. Estou sempre ao lado dos meus policiais, mas se algum deles for pego cometendo algum deslize, falha ou crime, responderá pelos seus atos”.

O secretário também apresentou quais são as metas para os próximos meses, entre os quais estão o incentivo a participação popular através do disk denúncia – telefone 181 -; Fortalecimento e ampliação da presença de policiais nas ruas; Criação de conselhos comunitários de defesa social e segurança pública; Reforço na investigação de homicídios; Reestruturação do setor inteligência e análise criminal; E participação da força empresarial.

Além disso, Girão informou que dará continuidade aos projetos já existentes na Sesed. O “Programa Brasil Mais Seguro”, que engloba as ações como reforço da ronda escolar, fortalecimento do trabalho de perícia e implantação de vídeo-monitoramento na área central de Natal; “Programa RN Sustentável”, que visa a melhoria da própria secretaria, do Instituto Técnico-Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (ITEP RN), Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e da Coordenadoria da Defesa dos Direitos da Mulher e das Minorias (CODIMM), através de aquisição de equipamentos e contratação de pessoal; e o “Programa Crack é possível vencer”, que tem a atuação integrada entre União, Estado e Municípios em ações inter setoriais para combate ao uso do crack.

Com relação à falta de policiamento das ruas, Eliéser Girão informou que algumas medidas já estão sendo tomadas. “Em primeira instância solicitei ajuda à Força Nacional, para combate à criminalidade no estado. Para um segundo momento, vamos retirar os policiais das repartições públicas. Cada órgão deve contratar o seu próprio sistema de segurança privada, pois o policiamento militar deve estar nas ruas. A previsão é que no máximo, no início de 2015, os policiais que hoje se encontram fazendo a segurança dessas entidades estejam no combate à violência nas rodovias estaduais”.

Diretamente para os empresários, Girão falou sobre a parceria do monitoramento particular dos estabelecimentos comerciais com a Ciosp. “As imagens obtidas por essas câmeras podem se integrar ao sistema da Secretaria e agilizar as ações de monitoramento, prevenção e abordagem. O empresário que tiver interesse deve procurar a Ciosp para realizarmos a integração”.

Ao final da apresentação, houve um momento aberto para perguntas dos convidados. Participaram do evento além de Queiroz e Girão, o presidente da FCDL, Marcelo Rosado; o vice-presidente da Associação Comercial, Nelson Freire; o diretor da CDL Natal, Afrânio Miranda; o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Cel. Elizeu Lisboa Dantas; representantes do Sesc, Senac, trade turístico e presidentes de sindicatos ligados à Federação.