10 de outubro de 2014

Fecomércio realiza primeira reunião de diretoria no interior e leva carreta do Senac a Santa Cruz

Seguindo a máxima de interiorização que tem pontuado as ações da entidade, nesta sexta-feira, 9.10, aconteceu a primeira reunião de diretoria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte, fora das dependências da entidade e de Natal. A primeira cidade do interior potiguar a receber o novo formato itinerante foi Santa Cruz, a 120km de Natal, na região Central, onde os diretores foram recepcionados pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista local, Márcio Macêdo.

“Realizar essas reuniões fora da sede da Fecomércio, nos lugares onde temos sindicatos filiados, é um desejo antigo nosso, que agora conseguimos realizar. Santa Cruz é o primeiro município a receber nossa diretoria, mas com certeza, esta será a primeira de muitas”, explica o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz.

Na ocasião, a diretoria fez uma visita à imagem de Santa Rita de Cássia, ponto turístico da região do Trairi, que ajuda a fomentar a interiorização do turismo potiguar, principalmente através do turismo religioso, atrai milhares de fiéis todos os meses, que veem conhecer o santuário.

“Hoje estamos marcando história aqui em Santa Cruz. Em 65 anos de existência da Federação do Comércio, esta é a primeira vez que a nossa diretoria se reúne em um interior. Estou muito orgulhoso em ser o primeiro e espero que tenhamos começado essas reuniões itinerantes com o pé direito. E como não poderia deixar de ser, recebemos as bênçãos de Santa Rita de Cássia, padroeira e protetora desta terra”, afirma o presidente do Sindivarejo Santa Cruz, Márcio Macedo.

A reunião de diretoria da Fecomércio contou com a participação dos diretores, conselheiros e da equipe técnica da entidade.

Carreta-Escola de Turismo e Hotelaria do Senac

Além da reunião de diretoria da Fecomércio, a cidade de Santa Cruz recebeu outra ação do Sistema: a instalação da carreta-escola de Turismo e Hotelaria do Senac, que entre os meses de outubro e dezembro, ofertará oito cursos gratuitos à população santa-cruzense.

“A vinda das atividades do Senac para Santa Cruz é um pleito antigo do presidente do Sindivarejo da cidade, Márcio Macêdo, que agora foi possível graças à parceria com a prefeitura. Esperamos que os santa-cruzenses aproveitem esta oportunidade para imprimir no seu currículo o sobrenome Senac, que presta serviços de excelência para toda a população e forma profissionais qualificados para o mercado de trabalho”, informa Marcelo Queiroz.

Durante o período em que a unidade móvel permanecer na cidade, a expectativa é de que 240 pessoas sejam formadas, nas 15 turmas dos cursos de Cozinha light e dietética, Preparo de doces e salgados para festas, Técnicas de preparos de lanches e sanduíches, Aperfeiçoamento em bolos e tortas, Técnicas de petiscos e comida de boteco, Qualidade em serviços turísticos, Técnicas de produção de sobremesa e Cozinha regional.

A prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa Bezerra, mostrou-se satisfeita com a parceria feita com o Sistema Fecomércio e com o Sindivarejo. “É com muita alegria que estamos aqui hoje, concretizando mais essa parceria, que renderá tantos frutos. A vinda desses cursos para cá é boa para a população, que ganhará qualificação e para os empresários, que terá mão-de-obra capacitada para contratar. Sem contar que os próprios santa-cruzenses que participarem desses cursos podem tornar-se microempreendedores. Com certeza, a carreta-escola de Turismo e Hotelaria do Senac em Santa Cruz já é um sucesso”, finaliza ela.