27 de junho de 2014

FECOMÉRCIO PEDE CELERIDADE PARA EMISSÃO DE ALVARÁS ANUAIS DE FARMÁCIAS EM NATAL

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, esteve nesta quinta-feira (26.06) na sede da Prefeitura, acompanhado da presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do RN (Sincofarn), Diva Dutra; e de diretores do Sindicato, reunido com o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, para tratar de um assunto que tem prejudicado cerca de 40% das farmácias e drogarias da capital: a falta de celeridade na emissão dos alvarás anuais das farmácias.

Queiroz explicou ao prefeito que os estabelecimentos estão sendo prejudicados porque, em alguns casos, chegam a esperar vários meses para receber seus alvarás anuais. “As farmácias precisam anualmente renovar seus alvarás e dão entrada nos devidos processos. Só que a liberação do documento depende de uma visita da equipe técnica da Covisa aos estabelecimentos. Acontece que a demora neste processo deixa as empresas impedidas de comprar de distribuidores, de participar do programa Farmácia Popular, entre outras coisas, gerando enormes prejuízos. O que queremos é que seja encontrada uma solução que abrevie esta espera e, consequentemente, reduza os prejuízos das farmácias”, afirmou Marcelo Queiroz.

O prefeito Carlos Eduardo fez questão de ter na reunião as participações do secretário municipal de Saúde, Cipriano Maia; e do Coordenador Geral da Vigilância Sanitária, Carlos Magno Oliveira. “O prefeito se comprometeu – e determinou isso aos seus auxiliares – a promover um mutirão, de forma a zerar a fila de farmácias que estão à espera destes alvarás no menor tempo possível bem como tornar o processo anual mais célere, evitando novas filas. Além disso, o Sindicato irá ter encontros periódicos com o pessoal da Covisa Municipal para acompanhar este assunto de perto”, afirma a presidente do Sincofarn RN, Diva Dutra.

“O resultado da conversa foi muito positivo. Houve uma clara postura de se resolver a questão. Não podemos deixar as empresas – que estejam atendendo a todas as exigências – prejudicada. Tenho certeza que tanto o prefeito, quanto o secretário e o coordenador geral da Covisa, entenderam e se sensibilizaram com esta questão”, ressalta Marcelo Queiroz. Natal tem hoje cerca de 400 farmácias que, juntas, geram algo em torno de 5 mil empregos diretos.