17 de junho de 2014

Fecomércio expõe preocupação com prejuízos advindos da greve dos Rodoviários

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, e a comitiva de empresários que estiveram em audiência com membros da cúpula do TRT RN, também se reuniram com o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves. O encontro, que aconteceu ao final desta manhã, na sede da prefeitura, teve o intuito de pleitear o apoio da Semob para que se faça valer a decisão do TRT, com relação à greve dos rodoviários.

O Tribunal determinou o cumprimento da decisão judicial, que altera de 30% para 90% a quantidade de ônibus circulando nas ruas da capital potiguar, durante a greve da categoria.

Participaram desta comitiva, o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz; do presidente do Sindicato do Comércio Varejista e de Serviços do estado, George Ramalho; do presidente da Associação Comercial do RN, Itamar Maciel; do diretor da CDL Natal, Afrânio Miranda e o presidente da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (Aeba), Denerval Sá.

Apelo à cúpula do TRT

Antes da reunião com o prefeito Carlos Eduardo, o grupo de empresários tiveram uma audiência com o presidente, desembargador José Rêgo Júnior; e o vice-presidente do TRT RN, desembargador Carlos Newton de Sousa Pinto. A pauta do encontro foram os prejuízos que a greve dos Rodoviários tem trazido ao comércio da capital potiguar.

“Fomos muito bem recebidos e sentimos dos desembargadores um clima total de parceria. Eles nos garantiram que estão empenhados em fazer valer as decisões judiciais e que contam, para isso, com o apoio imprescindível da Semob, fiscalizando o volume da frota que efetivamente estará sendo colocado nas ruas”, afirma Marcelo Queiroz.

Os empresários foram aos magistrados para colocar a sua preocupação com o esvaziamento das lojas em virtude do não cumprimento da determinação do próprio TRT de que até 90% da frota de ônibus circule na cidade.

“Estamos em um momento em que deveríamos estar faturando alto. Nos preparamos para a Copa e agora temos que arcar com estes prejuízos, que a forma como a greve vem sendo conduzida, está nos impingindo”, disse o diretor da CDL Natal, Afrânio Miranda.

Horários

Em reunião ontem na Fecomércio, discutindo os horários de funcionamento durante a Copa, ficou decidido que nos dias de jogos em Natal, por enquanto, nada muda. O funcionamento do comércio continuará normal. Já nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o comércio de rua continuará fechando duas horas antes do início de cada partida e não reabrindo após o seu término.

A única alteração se deu com relação aos horários dos shoppings, que antes estavam fechando uma hora antes e reabrindo uma hora depois de cada partida da seleção canarinho. Ficou acertado que os shoppings irão divulgar abertura facultativa para suas lojas após as partidas. Apenas as praças de alimentação irão retomar suas atividades.