5 de março de 2018

Estudantes da UFRN fazem declaração de IR para população em troca de alimentos para doação

A Empresa Júnior do Curso de Ciências Contábeis da UFRN (ACont) realiza, a partir desta segunda-feira (5), a ação de extensão “Imposto de Renda – Pessoa Física 2017”. O projeto tem o objetivo de ajudar a população da Grande Natal na declaração do tipo simples do IR. O atendimento é aberto ao público no horário das 10h40 às 12h30 e das 14h às 17h de segunda a sexta-feira, na sala A3 do Setor de aulas V.

Para as pessoas com rendimentos de até R$ 70 mil, o serviço terá custo mínimo de 3 kg de alimentos não perecíveis (exceto sal). Para as pessoas com rendimentos entre R$ 70 e 120 mil, será necessária a doação de dois pacotes de fraldas geriátricas e para quem teve rendimentos acima de R$ 120 mil, custa quatro pacotes de fraldas geriátricas. Já os servidores da UFRN devem doar um kit de limpeza pessoal composto por escova de dente, creme dental, sabonete, shampoo, condicionador e desodorante.

Para realizar a declaração, é necessário que o contribuinte compareça à sede do projeto com os seguintes documentos: comprovante de rendimentos de 2017, de despesas com saúde, educação, registros ou carnês de financiamentos, dados de bens (carros e casas, por exemplo), além de movimentação de poupanças e contas correntes.

O projeto envolve 38 alunos do curso Ciências Contábeis da UFRN, dentre voluntários e Trainees da Acont que passaram por treinamentos específico para os sistemas de Receita Federal no início do mês de maio deste ano, e estarão escalados nos horários da manhã e tarde.

A ação de extensão é realizada desde 2006 e, no ano passado, foram feitas 1381 declarações, arrecadando mais de 2900 kg de alimentos, 490 pacotes de fraldas geriátricas e 60 kits de higiene que foram distribuídos em oito instituições filantrópicas.

O projeto atenderá o público até o dia 30 de abril, último dia para envio de declaração. No entanto, a coordenação do projeto aconselha a população a buscar os primeiros dias como forma de evitar grandes filas de espera. Outras informações podem ser consultadas no endereço fb.com/contabilijr ou através do e-mail contato.acont@gmail.com.

Malha Fina

Após o período de envio das declarações, um grupo de alunos fará análise da “malha fina”, auxiliando as pessoas que forem alertadas sobre problemas durante o preenchimento da declaração a corrigir erros junto a Receita Federal. Caso o erro tenha sido do declarante, será cobrado um valor diferente, como produtos de limpeza, fraldas geriátricas, entre outros, dependendo de cada situação.