24 de agosto de 2019

Em Mossoró, Marcelo Queiroz recebe homenagens em evento de 100 anos da Acim

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, participou, na noite desta sexta-feira, 23, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, em Mossoró, da solenidade em comemoração aos 100 anos da Associação Comercial e Industrial de Mossoró (Acim). O evento teve início com uma apresentação cultural comandada pelo presidente da Acim, José Carlos Lins Matos, e com um vídeo que contou um pouco da história da entidade.

Fundada em 8 de junho de 1919, a então Associação Comercial de Mossoró (ACM) foi criada com o objetivo de representar a classe dos comerciantes, como também promover o desenvolvimento econômico de Mossoró e da região. Foi na década de 1980 que a ACM ampliou sua atuação, passando também a defender os interesses do setor da indústria, e passou a se chamar Associação Comercial e Industrial de Mossoró. Desde sua criação já teve 18 presidentes.

A cerimônia contou com a presença do diretor do Teatro Lauro Monte Filho, padre Guimarães Neto, representando a governadora Fátima Bezerra; da prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarline; além de deputados estaduais; secretários municipais; vereadores; empresários; ex-presidentes da Associaçao; representantes de diversas instituições do setor produtivo do estado; representantes e familiares de instituições homenageadas. Os vice-presidentes da Federação, Luiz Lacerda e Itamar Manso Maciel, também prestigiaram a festa.

“Esta é uma data muito significativa e importante para a Acim, que ao longo dos seus 100 anos, teve muitos momentos de dificuldades, mas também de lutas vitoriosas, como a iniciativa de trazer a primeira agência do Branco do Brasil para a cidade e a viabilização da estada de ferro Porto Franco (ligando o então Porto Franco à cidade de Caraúbas). Fazer parte desta história é motivo de orgulho para mim e para todos que fazem a Associação”, disse o presidente José Carlos Lins Matos.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, chamou a atenção para o fato que, de uma maneira geral, o setor produtivo não tem o reconhecimento que merece no Brasil. Sendo que as empresas são as grandes responsáveis pela geração de emprego e renda, premissas fundamentais para a promoção do desenvolvimento social e econômico de maneira efetivamente sustentável.

“Nós precisamos entender que, no Brasil, em média 90% das empresas são de micro e pequenos portes, ou seja, são empreendedores que colocam a mão na massa, que vivem o dia a dia de suas empresas, de seus colaboradores, amargando as dificuldades e comemorando as vitórias. Por isso é tão importante valorizarmos as entidades que lutam pelas causas destas empresas, porque esta é uma luta pela geração de trabalho e renda. Neste sentido, ver uma entidade empresarial completar um século de batalhas em prol do setor produtivo é algo que nos alegra e orgulha. Quero parabenizar aos que fazem e, sobretudo, aos que fizeram da ACIM o que ela é hoje. Uma entidade que merece o respeito, o carinho e a credibilidade não só da sociedade e das entidades mossoroenses, mas de todo o nosso Rio Grande do Norte”, destacou Queiroz.

A prefeita da cidade, Rosalba Ciarline, destacou toda a importância da atuação da Acim. “A Associação nunca fugiu à luta do que é importante para Mossoró e sempre esteve presente nas horas primordiais. Sempre esteve junto ao poder público, agindo em situações como a necessidade de trazer de volta os voos para a cidade, na construção de um calendário de eventos, e quando precisamos regularizar a situação da água da cidade. Enfim, são muitos momentos que ajudaram no desenvolvimento de Mossoró e da região. Agradeço e digo que estaremos sempre de mãos dadas em outros momentos que virão”.

HOMENAGENS
Durante a cerimônia, a Acim entregou diversas comendas alusivas aos 100 anos da entidade em quatro categorias: Ex-presidentes; Federações; Entidades e Colaboradores. O presidente Marcelo Queiroz recebeu duas comendas pela parceria na luta pelo desenvolvimento econômico do estado, sendo uma em nome do Sistema Fecomércio RN e outra como presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae.

“Ser parceiro de uma entidade da envergadura e com a história da Acim é uma imensa responsabilidade. Como presidente do Sistema Fecomércio RN e do Conselho Deliberativo do Sebrae RN, tenho, sempre, procurado estar cada vez mais próximo da entidade e do segmento produtivo de Mossoró. Sabemos que está união é fundamental para reforçarmos nossos pleitos que são, em sua maioria, muito semelhantes e convergentes. Entidades como a Acim, como a Fecomércio, como o Sebrae, como a Fiern, entre outras, são as faces visíveis de centenas de empresas que fazem girar a nossa economia. Por isso é tão importante receber estas homenagens”, declarou Queiroz.

Também receberam as comendas de homenagem o vice-presidente da Federação e presidente da Federação das Associações Comerciais do RN, Itamar Manso Maciel (uma em nome da Federação das Associações Comerciais do RN, da qual ele é presidente; e outra em nome da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, representando o presidente George Pinheiro) e o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró, Michelson Frota (uma em nome do Sindivarejo e outra como colaborador da Acim).

Veja as fotos do evento no link: https://bit.ly/30HQpSN