Notícias

6 de abril de 2015

Confiança do comércio cai para zona negativa

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), apurado mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), caiu para 93,9 pontos em março, rompendo, pela primeira vez, a zona negativa – abaixo de 100 pontos. O Icec recuou 7,7%, com ajustes sazonais, em relação a fevereiro de 2015 e 19,5% ante o mesmo período do ano passado. Todos os nove componentes da pesquisa atingiram os menores níveis da série histórica, iniciada em março de 2011.

O subíndice que registrou a maior queda, tanto na comparação mensal quanto na anual, é a avaliação dos empresários em relação às condições atuais da economia, que atingiu 61,4 pontos – uma retração de 9,4% em relação ao mês anterior e de 33,6% ante o mesmo período de 2014. Para 86,3% dos entrevistados a economia piorou. Desde agosto do ano passado esse é o item que registra as maiores taxas de deterioração nos comparativos anuais.

A expectativa do setor em relação ao futuro acumula seis quedas mensais consecutivas. Este mês o subíndice recuou 6,4% na comparação mensal e 13,9% em relação a março de 2014. “Os fatores que impactam o consumo, tais como o nível de desemprego, crédito caro e inflação elevada, permanecerão fragilizados por um período relativamente longo”, afirma o economista da CNC Fabio Bentes.

A CNC revisou para 1,0% a expectativa de crescimento no volume de vendas para 2015. Em fevereiro a entidade projetava alta de 1,7%. Diante da perspectiva de quase estabilidade no setor, a previsão da Confederação é de uma geração nula de postos de trabalho no varejo este ano.

Fonte: CNC

Outras notícias

Pular para o conteúdo