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2 de dezembro de 2014

Brasileiros devem controlar e antecipar compras de Natal

A proporção de brasileiros com pretensão de gastar mais no Natal em 2014 diminuiu em relação ao ano passado. Segundo pesquisa da Deloitte, 46% planejam desembolsar menos e 40% disseram que gastarão o mesmo do que na última celebração. Em 2013, os índices eram de 41% e 38%, respectivamente. Mantiveram-se estáveis a média de número de presentes comprados (6,5) e valor médio por item, de R$ 61,00.

De acordo com o consultor Távio Almeida, da Gomes de Matos – Consultores Associados, muitas marcas já estão realizando promoções desde o início do mês, semanas antes da Black Friday. Elas podem ter acertado, já que 43% irão antecipar as compras para o mês de novembro – o maior índice na série histórica da pesquisa. O canal escolhido pela maioria é a internet: quase dois terços dos consumidores afirmaram que vão à web para realizar as compras de Natal.

A preocupação dos brasileiros com a economia do país, no entanto, pode frear os gastos. Prova disso é que a maioria dos pesquisados pretende usar o 13º salário para quitar dívidas (35%) ou poupar (31%), contra 24% que devem usá-lo para adquirir presentes. Para 64% dos pesquisados, a situação da economia no Brasil está em estagnação ou declínio. Apesar disso, 53% dos pesquisados acreditam que a situação financeira da família para os gastos com o Natal está melhor este ano do que no período anterior.

Embasado numa pesquisa divulgada em uma das palestras da Hsm Expomanagement 2014, no início de novembro,  Távio Almeida informa que a Classe Média brasileira quando precisa economizar  corta gastos reduzindo as contas de dentro de casa. “78% economizam nas contas do dia- a- dia relacionadas a manutenção de casa como água, luz e telefone, já 77% optam por comparar preço, 59% trocam por marcas baratas, 26% diminuem na quantidade do preço e 27% param de comprar; Isso representa que apenas um pequeno universo para totalmente de comprar”, ressalta o consultor após ter acesso as pesquisas do Instituto Data Popular.

Para reforçar que as pessoas não se deixam influenciar por dados e matérias negativas, o consultor informa que ainda no evento, outros dados apontam que 58% da classe média acredita que  a situação financeira deles não será alterada nos próximos seis meses, mesmo com matérias informando que a economia em 2015 sofrerá uma recessão e que 28% acredita que a situação não será alterada.

As preferências dos consumidores em relação aos presentes mais desejados neste Natal, chamam a atenção o crescimento de 2013 para 2014 dos seguintes itens: melhoria da casa (de 13% para 19%), cosméticos e perfumes (de 22% para 26%) e artigos esportivos (de 9% para 14%), que é uma tendência que vem sendo confirmada quanto ao conceito de “bem-estar e saúde”.

Os cartões de crédito e de débito continuam sendo o meio de pagamento preferido para 68% e 47% dos pesquisados, respectivamente. Em 2010, primeiro ano da pesquisa, o dinheiro de plástico era utilizado por apenas 29% dos pesquisados. As mídias sociais também serão utilizadas para pesquisar opiniões ou recomendações de produtos e 72% dos pesquisados dizem que elas influenciaram nas decisões de compra.

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