Notícias

28 de agosto de 2014

Alunos do Senac participam de competição nacional de educação

 
Gratuidade e se destacaram ao longo dos cursos

Nesta sexta-feira (29), dois alunos dos cursos de Cozinheiro e Garçom do Senac, embarcam para Belo Horizonte (MG), a fim de representar o Rio Grande do Norte na Olimpíada do Conhecimento. A competição reunirá cerca de 700 estudantes da educação profissional do Brasil, em 58 ocupações diferentes. O torneio, que é o maior do tipo nas Américas, será realizado entre os dias 31 de agosto e 07 de setembro.

A Olimpíada do Conhecimento ocorre a cada dois anos e reúne jovens formados de cursos de educação profissionais do Serviços Nacionais de Aprendizagem Comercial (Senac) e Industrial (SENAI). Este ano, vai incluir também estudantes dos Institutos Federais de Tecnologia. Nas provas, eles realizam tarefas semelhantes às que enfrentariam em situações reais do dia a dia do mundo do trabalho e seu desempenho estabelece o padrão de excelência das práticas das ocupações e serve para avaliar a formação técnica oferecida pelas instituições de educação.

Na ocupação Cozinheiro, Eduardo Gomes, 20 anos, passará por uma série de provas e precisará preparar variados tipos de pratos quentes e frios. Durante o curso de Cozinheiro no Senac, ele foi treinado para planejar menus, preparar uma variedade de alimentos conforme as regras de saúde e segurança, bem como gerenciar uma cozinha comercial. 

Rafael Mendonça, 19 anos, representará a instituição na ocupação Serviço de Restaurante, função que demanda um conhecimento extenso da cozinha, de bebidas e serviço de bar. Nesta ocupação, é necessário ter completo conhecimento das regras de servir e saber preparar os pratos especiais e bebidas à mesa dos convidados. São requisitos básicos: boas maneiras, confiança e habilidades práticas.

Ambos os alunos foram beneficiados pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG), iniciativa da instituição que promove a democratização do acesso ao ensino, por meio da oferta de bolsas de estudos para a população de baixa renda. Eles se destacaram ao longo das capacitações e participaram por uma minuciosa seleção, que consistiu em avaliação do desempenho acadêmico, entrevistas e provas práticas.

Desde novembro de 2013, eles participam de treinamento diário, executando simulações das condições que encontrarão nas provas da Olimpíada. O processo é acompanhado por instrutores do Senac que repassam orientações teóricas e práticas e criam condições para testar habilidades como improviso e criatividade. 

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Sesc e Senac, Marcelo Fernandes de Queiroz, destaca que a participação em competições de educação profissional reforçam a excelência da qualificação oferecida por meio do Senac. “Eventos como a Olimpíada do Conhecimento reúnem o que há de melhor na educação profissional do nosso país, proporcionam o intercâmbio de técnicas e conhecimentos. O Senac/RN tem se destacado neste contexto, inclusive com alunos oriundos de programas de inclusão social como o PSG”, avaliou.

 

Outras notícias

Pular para o conteúdo