Notícias

26 de agosto de 2015

18ª edição do Sonora Brasil Sesc começa a circular pelo RN

Com o tema Sonoros Ofícios – Cantos de Trabalho, projeto trará grupos de Alagoas, Maranhão, Bahia e Minas Gerais a 03 cidades potiguares. 1ª apresentação será em Mossoró nesta quinta (27)

A diversidade cultural do país será evidenciada mais uma vez no Rio Grande do Norte com o projeto Sonora Brasil Sesc. Em sua 18ª edição, o projeto trará o tema Sonoros Ofícios – Cantos de Trabalho por meio dos grupos Destaladeiras de Fumo de Arapiraca (AL); Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente (BA) e Quebradeiras de Coco Babaçu (MA); e o Grupo Ilumiara (MG) a três cidades potiguares. A primeira apresentação será nesta quinta-feira (27/08), às 14h, em Mossoró, com os grupos mineiro e baiano, com entrada gratuita. A iniciativa é do Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc RN).
 
Ainda em Mossoró, a programação continua dia 31/08 com os grupos baiano e maranhense, e finaliza dia 01/09 com o grupo alagoano. Ambas começam às 14h e acontecem na Estação de Artes Eliseu Ventania. Em Natal, os espetáculos acontecem às 16h no Sesc Centro: dia 29/08 com os grupos mineiro e baiano e dia 30/08 com os alagoenses e maranhenses.
 
Já em Caicó, as apresentações acontecem às 19h30 na Casa de Cidadania nos dias 28/08, com o grupo mineiro; dia 30/08 com o baiano; dia 31/08 com o alagoano; e encerra dia 01/09 com os grupos baiano e maranhense. Todas as entradas são gratuitas.
 
Sobre o Sonora Brasil
 

Em 2015, o Sonora Brasil vai circular o país com os temas Sonoros Ofícios – Cantos de Trabalho e Violas Brasileiras, que serão apresentados nos próximos dois anos. Com a participação de quatro grupos em cada tema, este ano, o Sonoros Ofícios circula pelos estados das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, enquanto Violas Brasileiras segue pelos estados das regiões Sul e Sudeste.
 
Em 2016, inverte-se a ordem das apresentações, para que todos os grupos concluam o circuito nacional. O Sonora Brasil tem como objetivo difundir expressões musicais identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil.
Sonoros Ofícios apresenta ao público os Cantos de Trabalho, prática ainda vigente em alguns estados do Brasil concentradas, principalmente, na região Nordeste. Também traz o grupo Ilumiara, que produz repertórios a partir de pesquisas e apresenta em seu espetáculo a contextualização histórico-social dos cantos de trabalho no Brasil. Normalmente entende-se que o papel de aliviar o desgaste físico e aumentar a produtividade é preponderante, mas também pode servir como modo de externar o lamento e a crítica. Mais informações sobre os grupos estão disponíveis no site do projeto, o www.sesc.com.br/sonorabrasil.
 
 
Serviço:
O quê? 18ª edição do Sonora Brasil Sesc começa a circular pelo RN
Quais grupos? Destaladeiras de Fumo de Arapiraca (AL); Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente (BA) e Quebradeiras de Coco Babaçu (MA); e o Grupo Ilumiara (MG)
Onde?

NATAL
16h | Sesc Centro
29/08 – Ilumiara (MG) e Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente (BA)
30/08 – Quebradeiras de Coco Babaçu (MA) e Destaladeiras de Fumo de Arapiraca (AL)
 
MOSSORÓ

14h | Estação de Artes Eliseu Ventania
27/08 – Ilumiara (MG) e Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente (BA)[Comunicação Sesc RN]
31/08 – Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente (BA) e Quebradeiras de Coco Babaçu (MA)
01/09 – Destaladeiras de Fumo de Arapiraca (AL)
 
CAICÓ
19h30 | Salão Nobre da Casa de Cidadania (Antiga Prefeitura Municipal)
28/08 – Ilumiara (MG)
30/08 – Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente (BA)
31/08 – Destaladeiras de Fumo de Arapiraca (AL)
01/09 – Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente (BA) e Quebradeiras de Coco Babaçu (MA)

Outras notícias

Pular para o conteúdo