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9 de setembro de 2014

Missão da Fecomércio para intercâmbio turístico entre RN e Alemanha já esboça primeiros resultados

Nesta segunda-feira, 08.09, segundo dia de programação da Missão de Intercâmbio Turístico entre o RN e a Alemanha, comandada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado, já surgiram alguns esboços de resultados práticos. O primeiro deles foi a pré-confirmação da participação progressiva do Rio Grande do Norte, já a partir de 2015, na Feira de Turismo CMT, uma das maiores do mundo e que é realizada anualmente, no mês de janeiro, na cidade de Stuttgart, no estado alemão de Baden-Würtemberg. A comitiva potiguar esteve na tarde desta segunda-feira reunida com representantes da Feira e do Aeroporto de Stuttgart.

“Nossa intenção é trabalhar para que tenhamos a presença do Rio Grande do Norte, como delegação visitante, já em 2015. Será uma forma de medirmos o real impacto desta participação no nosso turismo, de modo a evoluirmos para que em 2016 tenhamos já um estande pequeno e que em 2017 possamos ser o que eles chamam de ‘parceiro’, ocupando um espaço privilegiado e de destaque e que será organizado pelo Sistema Fecomércio, através do Sesc e do Senac. A vinda dos dois diretores regionais das instituições também teve este intuito, de negociarmos esta participação”, explica o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz.

A Feira CMT acontece no espaço “Feira de Stuttgart” (ou Messe Stuttgart, em alemão) um complexo gigantesco localizado na cidade, que é capital do estado de Baden-Würtemberg, um dos dois que estão sendo visitados pela missão, comandada pelo presidente da Fecomércio.

O complexo possui nada menos que 105,2 mil metros quadrados de área de exposições, 40 mil metros quadrados de área externa e 8,2 mil vagas de estacionamento. Lá acontecem cerca de 60 feiras por ano. Em 2013, todas estas feiras juntas reuniram um total de 18 mil expositores e atraíram um público de 1,3 milhão de pessoas, sendo 172 mil estrangeiros.

A CMT é a maior das feiras realizadas no complexo. Em janeiro deste ano, ela reuniu 2 mil expositores e recebeu 240 mil visitantes. “Todos estes visitantes são consumidores finais. São turistas potenciais, que vêm à Feira para decidir onde irão passar suas próximas férias. Por isso o sucesso da CMT. Quem se expõe aqui e o faz bem, consegue angariar novos visitantes”, diz o diretor geral da Messe Stuttgart, Bernhard Müller, que recebeu a delegação potiguar junto com a gerente de Marketing e Turismo do Aeroporto de Stuttgart, Sandra Schneider.

O complexo de feiras e o aeroporto, aliás, são praticamente uma coisa só. “Temos o aeroporto, a trezentos metros da saída dele temos a Feira e entre os dois temos dois hotéis. É um complexo pensado para dar funcionalidade aos eventos”, diz Müller.

Os representantes potiguares também aproveitaram a oportunidade para abordar com a gerente do Aeroporto de Stuttgart o assunto da implantação de um voo direto entre Stuttgart e Natal. “Mas, neste caso, a reposta foi menos animadora. A gerente do aeroporto nos disse que não existe, por enquanto, esta intenção, até pelo fato de eles estarem muito perto dos aeroportos de Munique e Frankfurt. Mas, este é um assunto ao qual ainda queremos voltar”, ressalta Marcelo Queiroz.

Estatais
Antes desta reunião, a comitiva do Rio Grande do Norte começou o dia se reunindo com representantes das empresas estatais de turismo do estado de Baden-Würtemberg. Eles foram recebidos pelo ministro da Economia do estado alemão, Harald Burkhardt e por alguns auxiliares do órgão. “Desde esta primeira reunião ficou muito claro para todos nós o interesse real e entusiasmado deles em firmar esta parceria turística. Eles têm muitos atrativos para os potiguares aqui e sabem que nós também temos muitos motivos para que os alemães nos visitem no Rio Grande do Norte. É uma parceria que tem tudo para render bons resultados”, afirma Marcelo Queiroz.

Os representantes de Baden-Würtemberg fizeram um grande resumo das potencialidades turísticas do estado e reiteraram a importância da promoção do destino deles entre o público potiguar, que será feita pela Fecomércio RN, ABIH RN e ABAV RN, dentro dos compromissos assumidos pela atual missão. Eles também confirmaram que uma comitiva precursora deles deverá estar no Rio Grande do Norte entre 23 e 25 de outubro para organizar a visita de um grupo de empresários e jornalistas alemães, na prática a segunda etapa da parceria iniciada com a atual missão da Fecomércio RN.

“O foco do nosso trabalho agora é divulgar eles no RN e teremos o RN divulgado entre eles. Estamos plantando e irrigando sementes que podem render muitos e valiosos frutos num futuro não muito distante”, reitera o presidente Marcelo Queiroz.
Nos dois encontros de hoje, além de explanar os planos da missão, Marcelo Queiroz também apresentou o vídeo institucional promocional do RN enquanto destino turístico e entregou um kit com material turístico, dados econômicos e geográficos do Rio Grande do Norte, além de peças do artesanato norte-riograndense.

Nesta terça-feira, 09.09, a comitiva potiguar percorre parte da “Estrada Alemã do Vinho”, já no estado da Renânia Palatinado. Na parte da tarde, eles se reúnem com o prefeito da cidade de Neustadt, Hans-Georg Löffler

Compõem a missão potiguar, além do presidente Marcelo Queiroz; os diretores regionais do Sesc, Jeane Amaral e do Senac, Helder Vieira. Também estão na comitiva o coordenador da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio, George Gosson; o presidente da ABIH RN, Habib Chalita; a presidente da ABAV RN, Diassis Rosado; a secretária de Turismo do RN, Gina Robinson; o Assessor de Comunicação e Marketing da Presidência do Sistema Fecomércio, Luciano Kleiber e a assessora da Diretoria Regional do Senac, Andressa Porto. A missão segue até o próximo dia 15.09.

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