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1 de outubro de 2014

Natalense pretende gastar até R$ 100 com presentes para seus filhos no Dia das Crianças

A maior parte dos consumidores natalenses deve gastar até R$ 100 para comprar o presente dos seus filhos no próximo Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro. E a escolha do presente, para a maioria, deve ser por brinquedos, com um percentual de 58,7%; que devem ser adquiridos somente na própria semana do Dia das Crianças, sendo este o período escolhido por 60,5% dos consumidores para ir às compras. Os dados foram revelados pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte.

Um terço (33,5%) dos entrevistados pretende comprar produtos entre R$ 51,00 e R$ 100,00; 24,4% pretende comprar itens entre R$ 101,00 e R$ 200,00; seguidos pelos consumidores que têm a intenção de gastar até R$ 50,00 (20,6%). A menor parte deles (9,8%) vai comprar presentes entre R$ 201 e R$ 300. A média de gastos deve ficar em R$ 124,29.

Além dos brinquedos, os entrevistados na pesquisa também citaram peças de vestuário (25,9%) e calçados (6%) como opções de presentes; e em menor proporção, eletrônicos, jogos educativos, celulares, bicicletas e livros. No que se refere à forma de pagamento, a maioria dos consumidores (56,6%) pretende comprar à vista, em dinheiro ou cartão de débito. Já 41% dos entrevistados tem intenção de adquirir os produtos de forma parcelada.

A Fecomércio buscou saber ainda qual o parentesco dos consumidores em relação às crianças presenteadas: a maioria presenteará os filhos (49,3%), seguidos pelos sobrinhos (27,7%), pelos netos (12,6%) e pelos afilhados (11,8%). E na hora das compras, os adultos, em sua grande maioria (71%) devem ir ao comércio (os shopping centers serão escolhidos por 45,9% deles; seguidos do comércio tradicional (41,8%)), sem as crianças.

As compras deste ano devem ser motivadas por alguns atrativos que o comércio costuma oferecer no período, que são as promoções (citada por 34,2% das pessoas entrevistadas); seguido dos descontos (29,3% das respostas); e em terceiro lugar o bom atendimento, destacado como item importante por 16,1% das pessoas pesquisadas.

Além de movimentar o comércio tradicional, o Dia das Crianças também traz impactos para o setor de serviços, já que muitas famílias aproveitam o dia para realizar alguma programação especial com os pequenos. O IPDC apurou que 40,2% dos entrevistados têm a intenção de levar as crianças a algum passeio, e para a escolha do local será relevante a diversão/lazer (40%); o atendimento (21%); a escolha do filho (19%); e por último o preço (16,4%).

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 12 de setembro de 2014, com 651 pessoas em toda a cidade do Natal.

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