A atividade econômica brasileira registrou expansão de 0,04% em novembro de 2014, na comparação com outubro. O resultado do Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), divulgado hoje (15) pelo Banco Central (BC), é dessazonalizado (ajustado para o período).
Em relação a novembro de 2013, a série dessazonalizada do índice também mostra queda, de 0,49%. No acumulado de 12 meses até novembro, o índice está negativo em 0,01%.
O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e incorpora informações sobre o nível de atividade de três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária. Os números do índice são uma análise do BC sobre o crescimento, mas no Brasil quem divulga o Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e riquezas de um país) é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O mercado financeiro projeta que o PIB encerrará 2014 com crescimento de 0,18%.
O IBC-Br é publicado mensalmente pelo Banco Central e se refere à atividade econômica do penúltimo mês antes da divulgação. O índice fechado de 2014 deve sair em fevereiro.
Fonte: Agência Brasil