Notícias

15 de julho de 2015

Cresce a fatia de inadimplentes com mais de 61 anos, revela estudo da Serasa Experian

Estudo que analisa a inadimplência por idade mostra que grupo acima de 61 anos registrou o maior aumento

Estudo da Serasa Experian sobre a inadimplência por idade revela que a fatia de inadimplentes acima dos 61 anos apresentou o maior crescimento em maio de 2015 em relação a maio de 2014, subindo de 11,8% para 12,2%. Além deste, apenas o grupo representado por pessoas entre 36 e 40 anos também teve aumento da fatia de inadimplentes, porém, menos representativo, saindo de 12,2% para 12,5%. O estudo foi feito O estudo foi desenvolvido pela área de big data da Serasa Experian.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o crescimento do volume de crédito consignado concedido de 2014 para 2015 é um dos fatores que impulsionaram o aumento da fatia de inadimplentes com 61 anos ou mais. Como este tipo de crédito oferece menos risco ao banco, há mais facilidade de concessão com relação a outras linhas de crédito. Por isso, em momentos de alta da inflação e aumento do desemprego, muitas famílias recorrem a empréstimos como este.

A grande maioria dos aposentados não alcança o objetivo de uma vida tranquila porque não se planeja com antecedência. Segundo o Indicador de Educação Financeira (IndEF) 2014, elaborado pelo Serasa Consumidor, braço da Serasa Experian voltado ao cidadão, e IBOPE Inteligência, 62% dos jovens de 16 a 24 anos não fazem nenhum tipo de contribuição para a aposentadoria, uma cultura que, segundo os especialistas em finanças, deveria mudar.

Mas mesmo aqueles que, cedo ou tarde, se mobilizam para desfrutar de um futuro tranquilo, poupando para suprir as despesas, estão livres de serem surpreendidos pela necessidade de ajudar financeiramente filhos e outros parentes, provocando um rombo nas próprias economias. Uma pesquisa de julho de 2014, feita pela American Consumer Credit Counseling, organização sem fins lucrativos de Boston (EUA), constatou que uma parcela maior das famílias americanas (uma em cada três) dá mais assistência financeira aos filhos adultos do que aos pais idosos (uma em cinco). “Quanto mais os pais dão aos filhos adultos que, teoricamente, não deveriam depender mais de ajuda, menos conseguem ter para si”, alerta Julio Leandro, superintendente do SerasaConsumidor.

*Fonte: Serasa Experian

Outras notícias

Pular para o conteúdo