26 de fevereiro de 2015

Crédito ao consumidor deverá encerrar 2015 com crescimento real menor que o do ano passado

De acordo com relatório divulgado ontem (25) pelo Banco Central do Brasil (BC), em janeiro a concessão de recursos destinados às pessoas físicas avançou 6,9% na comparação com o mesmo mês de 2014. A expansão das concessões no período se deu, primordialmente, por meio do cartão de crédito (+12,5%) e do crédito consignado (+13,3%). Feitos os ajustes sazonais, houve queda nominal de 1,0% sobre dezembro, resultado especialmente influenciado pela variação de -7,7% nos recursos concedidos por meio do crédito para aquisição de veículos. A taxa média de juros ao consumidor atingiu um novo recorde histórico (52,6% ao ano em janeiro), avançando 2,6 pontos percentuais em comparação àquelas registradas no primeiro mês do ano passado.

O crédito ao consumidor deverá encerrar 2015 com crescimento real menor (+0,6%) que os +4,2% de 2014, e a taxa média de juros ao consumidor deverá atingir 57,9% ao ano. A estimativa é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e leva em conta a mediana das previsões de crescimento do PIB (-0,5%) e as expectativas da taxa básica de juros para o ano em curso (12,75% ao ano em dezembro), ambas apuradas pelo próprio BC. Somadas às previsões de variação do crédito para as empresas e dos recursos direcionados, a relação crédito/PIB, atualmente em 58,5% do PIB, deverá encerrar 2015 próxima dos 60%.

*Fonte: CNC