3 de junho de 2015

Consumidor natalense deve gastar até R$ 200 com presente do Dia dos Namorados

Mais de 40% dos entrevistados vão manter ou elevar o valor gasto este ano em relação ao ano passado, diz IPDC Fecomércio

Considerada uma das cinco datas mais importantes para o varejo, o Dia dos Namorados 2015 deve aumentar o movimento do comércio natalense na semana que antecede o dia 12 de junho. É o que revela a pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN, que aponta que 63,1% dos entrevistados devem providenciar o presente de última hora.

Dados da pesquisa mostram também que 56,3% dos consumidores natalenses pretendem homenagear no Dia dos Namorados, por considerar uma data especial e propícia para presentear. No que diz respeito ao valor, mais de 70% dos entrevistados deve gastar entre R$ 50 e R$ 200, sendo que a expectativa de gasto médio dos consumidores é de R$ 129,50. Já a faixa de preços acima de R$ 300 teve 11,7% das intenções de compras apontadas na pesquisa.

Os produtos mais lembrados são os de vestuário, com 32,2% das intenções de consumo; perfumes/cosméticos, com 16,7%; calçados, 9,8%; joias/relógios (7,1%) e celulares (4,1%). O percentual dos que não sabem ainda o que pretendem comprar foi de 18%. Além da troca de presentes, 40,4% dos entrevistados afirmaram que planejam realizar uma programação especial em 12 de junho. Um almoço ou jantar deve ser a opção de 26,6% deles.

Mais de 57% dos entrevistados devem escolher o comércio de rua para ir às compras. Os shoppings centers aparecem logo em seguida, e devem ser escolhidos por 27,6% dos consumidores. O levantamento aponta, ainda que a forma de pagamento mais utilizada pelos consumidores será à vista (dinheiro e cartão de débito), somando 66,4% das intenções. Enquanto isso, o parcelamento no cartão de crédito deve ser a forma de pagamento escolhida por 32,2% das pessoas.

Para 2015, quase 70% dos consumidores deve manter ou até mesmo aumentar o valor gasto no presente com relação ao ano passado. Entre os que irão aumentar o valor, 43,1% responderam que o preço mais alto dos produtos será o grande responsável por este gasto a mais; 21,3% pretendem dar um presente melhor do que o ano anterior; e ainda 11,6% afirmaram que a situação financeira melhorou. Já o endividamento foi apontado por 24% das pessoas que pretendem gastar menos do quem em 2014 com o presente.

Pesquisa CNC
Pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgada no início da semana, apontou que o volume de vendas do comércio varejista brasileiro voltado para o próximo Dia dos Namorados deverá registrar queda de 0,1% em relação ao mesmo período do ano passado, a primeira em 11 anos. A data deve movimentar, em todo o país, R$ 2,4 bilhões – o correspondente a 3,8% do faturamento esperado para todo o mês de junho. Confirmada essa expectativa, o resultado das vendas ficaria aquém do desempenho verificado no mesmo período do ano passado, quando o setor apurou alta de 4,4%.