27 de junho de 2014

Arrecadação do governo federal soma R$ 87 bilhões em maio

Nos 5 meses deste ano, o crescimento foi de 0,31%, com R$ 487,207 bilhões

Sem correção inflacionária, arrecadação cresceu 0,04% sobre maio de 2013. Nos 5 meses deste ano, o crescimento foi de 0,31%, com R$ 487, 207 bilhões.

O governo federal arrecadou R$ 87,89 bilhões em maio deste ano, sem descontar a inflação, com impostos, contribuições federais e demais receitas. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (27), pela Secretaria da Receita Federal.

Em termos nominais, ou seja, sem correção inflacionária, a receita com impostos e contribuições cresceu 0,04% em maio, na comparação com igual mês do ano passado, quando totalizou R$ 87,858 bilhões.

Nos primeiros cinco meses do ano, a arrecadação ficou em R$ 487, 207 bilhões, o que representa um crescimento real de 0,31% e um novo recorde para esse período.

Quando se aplica a correção da inflação pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA/IBGE) à arrecadação de maio, no entanto, a soma representa queda de 5,95% em comparação ao mesmo período do ano passado. É o valor mais baixo desde 2011 para meses de maio e o primeiro recuo do ano.

Segundo a Receita, a comparação negativa resulta da alta com a arrecadação do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) nos meses de janeiro e fevereiro. E em maio do ano passado, houve uma arrecadação extraordinária de R$ 4 bilhões – o que não ocorreu no mês passado.

Além disso, a arrecadação refletiu o baixo nível de atividade na indústria e nas vendas de bens e serviços em maio, já detectado em pesquisas divulgadas neste mês, o que se reflete no desempenho global da economia e, consequentemente, nos tributos.

A arrecadação federal também sofreu impacto negativo das reduções de impostos para estimular o setor produtivo a superar as dificuldades causadas pela crise financeira mundial de 2008, que ainda prejudica a economia dos países. Entre essas reduções, estão a desoneração da folha de pagamento, da cesta básica e redução no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na base de cálculo de PIS/Cofins – Importação.

Mesmo assim, a receita própria dos órgãos federais foi de R$ 1,971 bilhão em maio, uma alta real de 18,17% na comparação com igual mês de 2013. No acumulado do ano, o total deste setor é de R$ 18,642 bilhões, alta real de 3,86% na comparação anual. Sem descontar a inflação do período, essas receitas subiram 10,07% em maio, em relação maio de 2013.

*Portal Brasil