Tibau do Sul e São Miguel do Gostoso pretendem implantar Programa DEL Turismo

Representantes dos municípios de Tibau do Sul e São Miguel do Gostoso tiveram a oportunidade de visitar os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, para conhecer cases de sucesso no desenvolvimento de destinos turísticos. A ação foi desenvolvida pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, entre os dias 8 e 11 de novembro.

Durante a viagem, eles visitaram a Associação Comercial e Industrial de Santo André (ACISA), Associação Empresarial do Vale do Braço do Norte (ACIVALE) e Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC). Nestas ocasiões, foram apresentadas as principais ações que integram o Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) em cada localidade.

“Foi possível observar e analisar como o Programa funciona na prática. Vi o quanto é positivo trabalhar um sistema com o qual é possível o Município se desenvolver. O que falta para nós é tudo o que o DEL representa: organização, planejamento, união e sinergia entre comunidade, empresários e poder público. A ida do prefeito foi de suma importância e ele já manifestou a intenção imediata de implantar o Programa”, relata a secretária de Turismo de São Miguel do Gostoso, Janielle Linhares.

Lançado em 2012 pela FACISC, o DEL tem como foco a implementação de ações para fortalecimento de Municípios de pequeno e médio porte. Formado por Conselho e Câmara Técnicas, a iniciativa une os setores atuantes no segmento, como repartições públicas, iniciativa privada e técnicos, para trabalharem de forma conjunta.

A presidente da Câmara Municipal de Tibau do Sul, Célia Carneiro, também destacou os benefícios do DEL. “É uma ação muito importante não só para o turismo, mas para outras áreas de economia do município. Temos muito o que aproveitar dessa iniciativa”, disse.

Participaram da viagem o prefeito, José Renato Teixeira de Souza, e a Secretária Municipal de Turismo, Janielle Linhares da Silva, do município de São Miguel do Gostoso; além da presidente da Câmara Municipal, Célia Maria Marinho Carneiro da Câmara, e a secretária de turismo, Elizabeth Susana Bauchwitz, representando o município de Tibau do Sul. O consultor do EIC Trier, Andreas Dohle, e o Assessor da Diretoria do Senac RN, Estácio Guimarães, também estiveram presentes.

A visita técnica faz parte de parceria realizada entre o Sistema Fecomércio RN e o estado da Renânia-Palatinado, com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimentos e contribuir com o desenvolvimento do turismo local.