18 de maio de 2022

Marcelo Queiroz participa de debate sobre o papel de Sesc e Senac no Brasil

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, participou, nesta terça-feira (17), do evento Agenda Institucional, promovido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em Brasília. O dirigente foi um dos debatedores do Painel “Sesc e Senac a favor do Brasil” e explanou sobre os programas de educação desenvolvidos pelas entidades empresariais no Rio Grande do Norte e nos estados brasileiros.

“A educação de qualidade é uma necessidade fundamental para o país. É a base na vida do cidadão e na formação profissional. A atuação do Sesc e do Senac têm importância e impacto direto para a população brasileira”, comentou Queiroz.

Ele ainda detalhou sobre o trabalho desenvolvido pelo Sesc, voltado à educação de crianças, jovens e idosos, com uma pedagogia diferenciada que promove a formação do cidadão. Também falou sobre o Senac, que tem na sua raiz a educação profissional, oferecendo cursos de qualidade e atendendo as demandas do mercado de trabalho.

Ainda na sua fala, Marcelo Queiroz, comentou sobre a reforma do Ensino Médio, que possibilitará aos alunos o desenvolvimento de competências profissionais antes de ingressar no ensino superior. “E o Senac tem expertise para isso. No Rio Grande do Norte, já implantamos a nova grade curricular seguindo a reforma em escolas particulares e estamos negociando com o Governo do Estado a adoção nas escolas públicas”, antecipou.

“A educação é um vetor de transformação social e o Sesc e Senac têm milhares exemplos de histórias onde a educação mudou as vidas. Os nossos alunos, sejam eles da sala de aula física ou virtual, têm acesso a uma educação de qualidade, tendo oportunidade para mudar sua perspectiva de vida pessoal e profissional”, disse.

O debate abordou ainda Governança e gestão aplicadas nas entidades, o bem-estar social oferecidos e a contribuição social e  modelo de financiamento, discutido pelos presidentes dos Sistema Fecomércio do Amazonas, Aderson Santos; do Rio de Janeiro, Antônio Florencio de Queiroz Jr; do Distrito Federal, José Aparecido Freire; e o vice-presidente do Sistema Fecomércio São Paulo, Ivo Dell’Aqua.

Agenda Institucional

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) realizou, durante a manhã da terça-feira (17), reuniões plenárias da Agenda Institucional do Sistema Comércio, uma ferramenta que irá nortear a CNC, as Federações e os Sindicatos quanto aos temas prioritários do setor empresarial que precisam ser defendidos junto ao Governo Federal e aos governos estaduais.

Mais de 1,8 mil pessoas, entre empresários e representantes das 26 Federações do Comércio nos estados e do Distrito Federal, sete Federações nacionais e 1.046 Sindicatos empresariais participam dos debates virtuais, que foram divididos em quatro painéis: Reforma Tributária, Reforma Trabalhista, Legislação Empresarial e Regulação.