Fecomércio RN e entidades paceiras apresentam à imprensa proposta com o objetivo de tornar Natal uma cidade inteligente

Documento foi enviado aos candidatos à prefeito da cidade do Natal

Representantes do Sistema Fecomércio RN, Fiern, UFRN e Sebrae reuniram a imprensa, no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, na tarde desta quinta-feira (29), para detalhar a “Proposta Natal, Cidade Inteligente”. O documento, enviado aos candidatos à prefeitura de Natal, foi construído em conjunto pelas entidades e reúne ações em onze áreas sensíveis ao desenvolvimento da Capital: Governança; Tecnologia; Urbanismo; Educação; Empreendedorismo; Economia; Mobilidade; Saúde; Meio Ambiente; Energia e Segurança.

O diretor Executivo da Fecomércio RN, Raniery Pimenta, representou o presidente Marcelo Queiroz na coletiva. Ele destacou o fato de que as cidades inteligentes, ou Smart Cities, são aquelas que utilizam a tecnologia para promover o bem-estar dos moradores, o crescimento econômico e, ao mesmo tempo, melhorar a sustentabilidade. “O foco são os cidadãos no centro das ações, com as informações girando de forma integrada, possibilitando um melhor tratamento de dados para construção de soluções adequadas e sustentáveis”, disse.

Ele destacou os tópicos de Governança, Mobilidade, Educação e Empreendedorismo, como áreas que contou com contribuição direta do Sistema Fecomércio, em especial por sua atuação por meio do Senac.

Para o reitor da UFRN, José Daniel Diniz, a mobilização das entidades é uma demonstração do compromisso que possuem com a sociedade. “Estamos em um momento de escolha importante para a nossa cidade, e, em conjunto, essas instituições tão relevantes dão sua contribuição para que os gestores possam pensar não somente nos desafios da atualidade, mas nos desafios futuros”, afirmou.

Segundo o diretor de Inovação da Fiern, Djalma Barbosa Júnior, é preciso avaliar este momento político como “uma oportunidade de debatermos este tema tão importante para o desenvolvimento da cidade e pautarmos a construção de propostas relevantes”.

O diretor de Operações do Sebrae, Marcelo Toscano, reforçou a necessidade de ampliar o apoio ao ecossistema de startups e fomentar, cada vez mais, o parque tecnológico para a cidade.

Aderiram à proposta das entidades parceiras os candidatos Álvaro Dias (PSDB), Coronel Azevedo (PSC), Coronel Hélio (PRTB/PTB), Hermano Moraes (PSB), Kelps Lima (Solidariedade), Senador Jean (PT), Nevinha Valentim (PSOL).

A proposta na integra está disponível no site www.rn.senac.br.