14 de outubro de 2021

Fecomércio apresenta pesquisa que rastreia perfil de consumidores de Pajuçara

Os comerciantes de Pajuçara, bairro da zona Norte de Natal, conheceram o perfil de seus consumidores. O levantamento produzido pelo Instituto Fecomércio Rio Grande do Norte foi apresentado na quarta-feira (13), aos membros da Rede Lojistas Pajuçara, dentro do programa de Ecossistema de Inovação e Competitividade em Comércio, Serviços e Turismo (ECICS), uma parceria entre as duas entidades.

Os números mostram que a maioria dos consumidores do segundo bairro mais populoso da capital é de mulheres (51,1%), equilibrando com o percentual masculino (48,9%).  Com relação à faixa etária, os consumidores que movimentam o comércio e serviços do bairro são: 49,9% com 45 anos ou mais; com a renda média familiar geral de 2,5 salários mínimos.

Grande parte dos consumidores que frequentam os comércios e serviços do Pajuçara são do próprio bairro, 79,6%. O número de pessoas que residem em outras localidades, que vem de outros bairros e até de outras cidades, representa 20,4%. Além disso, 68,5% dos consumidores do Pajuçara preferem adquirir seus produtos ou serviços no próprio bairro.

Segundo o levantamento apresentado pelo diretor de Inovação e Competitividade da Fecomércio RN, Luciano Kleiber, 54,1% dos consumidores afirmaram que acham tudo no Pajuçara, e os produtos mais procurados são alimentos e bebidas (78%); itens de vestuário (40,3%); medicamentos (37,5%); cama, mesa e banho (6,6%); material de construção (4,6%); eletrônicos e informática (4,4%).

“A nossa missão é ajudar a RLP, trazendo nosso corpo técnico, instituições parceiras para ajudar no trabalho executado por vocês no bairro. A Rede Lojistas Pajuçara é uma forma de trazer o desenvolvimento e valorizar o que é movimentado economicamente aqui”, declarou o vice-presidente Luiz Lacerda, que esteve representando o presidente Marcelo Queiroz. De acordo com a pesquisa, o potencial de circulação de recursos no bairro é de R$ 28,2 milhões.

Para o presidente da RLP, Eliel Silva, os comerciantes têm muito a crescer dentro das oportunidades oferecidas pelo Sistema Fecomércio e aposta nesta união. “Com esses números e com a nossa parceria, a gente vai ter crescimento. Isso é fato. O que a Fecomércio está fazendo hoje é nos fortalecer para continuarmos trabalhando e melhorando sempre, buscando o nosso crescimento”, garantiu Eliel.

Mais números – Cerca de 69% afirmam comprar sempre no comércio da região, enquanto outros 29,7% revelaram que compram às vezes. A média de visita área comercial do Pajuçara é de 10 dias no mês, sendo sábado o dia de maior movimento (20,2%) e transitando de 30min a 1h (48,3%). O valor médio das compras no comércio de Pajuçara é de R$ 132,44.

Os principais motivadores para comprarem no comércio do bairro é pelo fácil acesso devido à localização (62,9%); 39,3% relataram que gostam do preço praticado pelos estabelecimentos do bairro. Seis em cada dez (61,7%) dos consumidores de Pajuçara praticam a pesquisa de preço e 38,3% disseram que compram sem pesquisar. As mulheres (66,8%) pesquisam preços mais que os homens (56,3%). Por renda familiar, os consumidores com rendimentos de até 1 salário mínimo (73,3%) são os que mais pesquisam preços. No estrato da faixa etária, quem mais pesquisa possui idade de 25 a 34 anos (73,1%).

O Comércio e os Serviços do bairro também foram avaliados e 60,1% considera como bom; 22,4% como ótimo; 16,2% como regular. Como sugestões de melhorias na área comercial do bairro, foram listadas: 31,5% a segurança pública; 22,3% variedade de lojas; 20,4% melhor preço; 19,8% diversidade de produtos; 8,4% atendimento dos estabelecimentos; 6% falta de estacionamentos; 5,2% trânsito local; 5,2% mais serviços bancários.

Pesquisa completa Perfil dos Consumidores do Bairro do Pajuçara – Fecomércio RN (fecomerciorn.com.br)

Apoio do Sistema Fecomércio – O Sistema Fecomércio RN e a Rede Lojistas Pajuçara firmaram parceria que vem sendo implementada desde o mês de agosto. O diretor Executivo da Fecomércio RN, Fernando Virgilio, comentou que o Sistema é o suporte para as empresas, empresários e colaboradores dos segmentos que representa. “Com a pesquisa, conhecendo a clientela, temos certeza que vocês podem e vão melhorar o atendimento e buscar alternativas para conquistar os consumidores”, pontou. Virgilio acrescentou que o programa ECICS pioneiro em Pajuçara e será implantado em outras regiões do RN.

Também foi apresentado o trabalho, produtos e serviços oferecidos pelo Sesc e Senac, que possuem unidades da região, pelos gerentes Rita de Cássia e Paulo Barros, respectivamente.

Na ocasião, também foi apresentado pelo gerente de mercado, Sérgio Aragão, a campanha promocional MPE Week, promovida pelo Banco do Brasil. Por meio de uma plataforma digital, as empresas de todo o Brasil podem cadastrar suas ofertas para os consumidores e clientes do banco visualizarem as promoções, emitirem cupons de descontos e efetuarem suas compras.