“A gestão de negócios em tempos de pandemia exige reinvenção e foi nesse contexto que aderimos ao Programa de Assistência Digital do Senac”. A afirmação é do empresário Pedro Campos, proprietário da Campos Equipamentos e Refrigeração, uma das empresas mais tradicionais do bairro do Alecrim, em Natal.

Ele foi um dos mais de 70 empresários já atendidos pelo Programa de Assistência Digital Senac RN, iniciativa lançada pelo Sistema Fecomércio RN, que oferece o serviço gratuito de orientação e capacitação para as micros, pequenas e médias empresas, com foco em capacitá-las para a comercialização dos seus produtos e serviços nas plataformas digitais.

O Programa foi pensado como uma estratégia para oferecer um suporte aos empresários do comércio afetados pelo isolamento social em vigor no estado, que estabelece a suspensão do funcionamento das atividades comerciais não essenciais para conter a disseminação da Covid-19 e funciona em duas etapas. Inicialmente, uma equipe do Senac RN realiza a consultoria via telefone ou aplicativo de mensagens, quando é feita uma análise de perfil da empresa. Em seguida, é agendado um momento online, onde o consultor realiza um mentoria, detalhando as reais necessidades da empresa, sugerindo modelos de negócio para implantação no ambiente virtual.

“O Senac RN sempre buscou investir e oferecer capacitações que contemplassem as plataformas digitais, pois entendemos que essa é uma realidade cada vez mais presente em nossas rotinas, além de ser forte tendência para as profissões do futuro. Nesse momento de quarentena, reforçamos nosso foco neste nicho de mercado e estamos entregando um serviço de orientação ao empresário que precisa se adequar ao isolamento social, criando opções que o ajudem a superar este momento”, explica o diretor regional do Senac, Raniery Pimenta.

Cerca de 130 empresas estão sendo contatadas pelos consultores do Senac para iniciar o trabalho de mentoria. A maioria delas estão instaladas no bairro do Alecrim e Cidade Alta. O empresário Pedro Campos, Presidente da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim, destaca os benefícios que o projeto trará a classe tanto neste período de quarentena, quanto para o futuro.

“A crise que essa pandemia vem causando na vida das pessoas e nas empresas tem trazido muitas incertezas. A iniciativa do Presidente Marcelo Queiroz em oferecer conhecimento e capacitação do Senac para que os empresários possam desenvolver vendas on-line é muito importante neste momento. Para muitos empresários, é uma nova experiência em seus negócios e essa iniciativa poderá criar novos hábitos, mesmo após o final dessa crise, com as empresas se adequando a essa nova realidade de vendas”, disse Campos.

Atualmente, o Programa pode ser acesso por empreendedores de qualquer parte do estado, que podem obter informações sobre como participar, por meio do telefone e whatsapp 4005-1000.

O Programa de Assistência Digital Empresarial Senac RN também está oferendo transmissões ao vivo (Lives) por meio do seu canal do Youtube.  Temas sobre “Como abrir uma conta no Instagram e vender pela ferramenta” e “Como vender seu produto pelo Ifood”, já foram abordados pelos especialistas do Senac. Eles ministram os treinamentos com instruções de como os empresários poderão se comportar neste novo momento, focando em todas as ferramentas necessárias para este tipo de negócio. As Lives já foram visualizadas por mais de 3.000 pessoas.

Curso online gratuito orienta empreendedores

O programa também desenvolveu um curso online gratuito de “Como abrir o seu e-commerce: estratégias e modelos de negócios”. Os interessados podem se inscrever por meio do site www.rn.senac.br e ter acesso a todo conteúdo.

O curso tem cinco módulos, no formato de vídeos-aulas e que traz o passo a passo de como levar o negócio para o digital e impulsionar as vendas. O diferencial é que o inscrito pode assistir a essas aulas conforme disponibilidade do seu tempo, ou mesmo, maratonar.

Após encerrar a participação do programa, a empresária potiguar no segmento de moda, Eline Bezerra, comentou sobre a nova realidade que vive em seu negócio.

“Para mim foi uma experiência muito boa, me trouxe novas informações, um novo olhar para o marketing digital na minha empresa, me trouxe ferramentas que eu não conhecia e que foram explicadas de uma forma muito simples, de fácil entendimento. Os professores são excepcionais com uma didática muito boa, a consultoria muito focada na realidade da minha empresa, então se eu puder recomendar esse programa do Senac com certeza eu farei, porque me fez despertar para um novo entendimento sobre marketing digital, principalmente nessa época de pandemia”, declarou a empresária.