É possível ter momentos de lazer com responsabilidade. Esta é a mensagem e a orientação que a ação, liderada pela Fecomércio RN e Sebrae RN, quer passar às pessoas que frequentam bares e restaurantes de Natal, como também aos colaboradores e empreendedores destes estabelecimentos. O movimento teve início nesta sexta-feira (21), nos bairros de Ponta Negra e Capim Macio, e conta com a parceria da Abrasel RN, SHRBS RN, ABIH RN, Natal Convention Bureau, Mossoró Convention Bureau, Sindetur RN, Abav RN, Abrajet, Ashtep e Abrasel Pipa. A ação será perene e terá reforço nos finais de semana.

“Essa iniciativa é mais uma de suporte ao setor de turismo do nosso estado, o que mais sofre com a crise da pandemia. Com ela nós ratificamos a lógica de que é possível, sim, manter funcionando setores econômicos cumprindo todos os protocolos de biossegurança. Nós fomos grandes defensores das mais recentes flexibilizações na permissão de funcionamento de bares e restaurantes no estado. E fizemos isso por entender toda a importância que este segmento tem na economia e no contexto turístico do estado. São mais de 25 mil empregos formais diretos gerados nestes estabelecimentos, que atravessam uma crise sem precedentes. E nós sabemos que a pandemia vai perdurar por um tempo que vai muito além do suportável para a atividade econômica, por isso é importante que os avanços sejam firmes e irreversíveis. O Lazer com Responsabilidade busca ajudar a garantir isso, mostrando que trata-se de uma responsabilidade coletiva”, afirma o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

O grupo de estudantes de Direito do Belém do Pará vinham à Natal para um congresso, que com a pandemia foi cancelado, e mesmo assim aproveitaram a oportunidade. Em visita a um bar em Ponta Negra, eles elogiaram a ação da Fecomércio.

“Nessa pandemia ainda consegui viajar para Fortaleza, São Paulo e Curitiba e não vi essa preocupação que vocês estão tendo com essa ação. Isso nos deixa mais seguros para aproveitar a cidade, com cuidado e proteção”, comentou Leticia Vilaça, acompanhada dos amigos Adalberto Santiago, Adria Ribeiro e Roseane Almeida.

O maître Luciano Barbosa reforçou a importância dessa ação, em consonância com as práticas e protocolos já aplicados no estabelecimento.

“Além disso, os clientes estão vendo essa ação acontecer, vendo o cuidado e zelo que estamos tendo com eles, com os nossos funcionários”, disse.

O trabalho de conscientização faz parte de uma série de iniciativas adotadas pelas entidades empresariais, na tentativa de diminuir os efeitos econômicos causados pela pandemia do Covid-19. As equipes de trabalho foram treinadas pelo Sebrae, através do curso Trilha de Saúde Coletiva para o turismo. Nas visitas, além do trabalho de reforço para o cumprimento dos protocolos, as equipes também pregam um adesivo do programa, registrando que o estabelecimento foi visitado.