Tão logo foi decretado o estado de isolamento social como medida para conter a disseminação da Pandemia da Covid 19, no final de março de 2019, o Senac RN passou a trabalhar em um projeto que evitasse prejuízos à formação dos seus alunos, visto que, em cumprimento as determinações oficiais, foi necessária a suspensão de todas as atividades presenciais. O trabalho, desenvolvido em conjunto pelas equipes pedagógica e de TI da instituição, resultou no lançamento da Sala de Aula Virtual.

Criada como uma ferramenta de extensão da sala de aula presencial, a Sala Virtual Senac RN é operada através da ferramenta Microsoft Teams, onde todos os alunos foram cadastrados dentro das suas turmas, no mesmo horário da aula presencial. As aulas são ministradas pelo mesmo instrutor e também são acompanhadas por um pedagogo em todo o processo.

Apesar de ter sido lançada também com o objetivo de assegurar o cumprimento do calendário pedagógico, mesmo diante da suspensão das aulas presencias, a expectativa é de que mesmo após encerrado o período de quarentena, as atividades da Sala Virtual sejam mantidas de forma extensiva.

“Já estávamos trabalhando em um projeto de Educação 4.0 no Senac, que traz recursos tecnológicos, modernos e interativos para o aprendizado do aluno. Esse momento em que estamos vivendo, de isolamento e suspensão das atividades, só nos fez acelerar este processo. Todos os nossos instrutores passaram por treinamentos e foram capacitados para atender nossos alunos nessa nova realidade”, ressaltou o diretor regional do Senac, Raniery Pimenta.

Cerca de cinco mil alunos estão com acesso ao novo recurso. As equipes pedagógicas analisaram e definiram como cursos possíveis de serem continuados de forma online, aqueles que contém unidades curriculares teóricas aptas para serem trabalhadas remotamente.

Pela natureza de alguns cursos que são desenvolvidos com 100% de prática – como os das áreas de Beleza e Gastronomia – nesse primeiro momento, nem todas as capacitações puderam ser adaptadas ao ambiente virtual. Diante disso, a instituição tem investido em disponibilizar conteúdos didáticos aos alunos que não foram contemplados com aulas na Sala Virtual. Esse material servirá de apoio para manter o aluno estudando e preparado para o retorno das atividades presenciais.

“Assim que entramos nesse período de quarentena, as equipes técnicas do Senac se dedicaram em desenvolver e utilizar um ambiente virtual onde pudéssemos continuar cumprindo com nossa missão de transformar vidas por meio da educação profissional.

A Sala Virtual Senac RN surgiu como uma garantia de que nossos alunos poderão cumprir as recomendações para quarentena, sem causar prejuízos à sua formação”, disse o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Reconhecimento
Operada através da ferramenta Microsoft Teams – plataforma que oferece o espaço virtual didático com recursos tecnológicos interativos e modernos para todos os perfis – a Sala de Aula Virtual do Senac RN teve seu reconhecimento, sendo destaque nos perfis das redes sociais Microsoft Educação. A Diretora de Educação da Microsft Brasil, Vera Cabral, exaltou a iniciativa.

“Esse trabalho é fruto de um processo de inovação no ensino e na aprendizagem que já vem sendo feito há bastante tempo e conta com as plataformas da Microsoft para apoiá-lo. Nesse momento, as aulas virtuais vêm possibilitando que os jovens continuem estudando, aprendendo e se aprimorando cada vez mais, isso é fundamental! A Microsoft parabeniza a todos envolvidos e tem muito orgulho de ser parte desse processo”, disse a diretora.