Notícias

10 de agosto de 2017

Vice-presidente da Fecomércio participa de evento de gastronomia potiguar no Rio de Janeiro

A Semana da Gastronomia Regional do Rio Grande do Norte, realizada no restaurante Escola Sesc Downtown, Rio de Janeiro (RJ), recebe nesta quinta-feira (10) o vice-presidente da Fecomércio-RN, Luiz Lacerda; a diretora de Educação Profissional do Senac RN, Lucinete Araújo, e os instrutores Rodrigo Santana e Elizabeth Assunção.
Além da programação no Rio de janeiro, também serão contemplados os restaurantes-escola em Brasília, entre os dias 11 e 15 de setembro.

O evento é promovido pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, e homenageia o folclorista Luiz da Câmara Cascudo, abordando aspectos da cozinha regional pesquisados por ele e que também estão presentes no livro Arte e rituais do fazer, do servir e comer no Rio Grande do Norte – uma homenagem a Câmara Cascudo, publicado pela Editora Senac.

Entre os pratos servidos, estão baião de dois com arroz da terra, filé de sol com cebola roxa caramelizada, paçoca de carne de sol, arroz de caranguejo, camarão na moranga, macaxeira cozida, farofa d’água com castanha, pirão de queijo, camarão na nata, feijão verde, doces em compota variados e cartola.

A programação contemplará também uma aula-show, com o tema “Do mar ao sertão”, onde será apresentada a receita “Paçoca de camarão e Musseline de Macaxeira com mangaba”, desenvolvida por Rodrigo Santana. Um dos ícones da gastronomia norte-rio-grandense, conhecido pela exuberância e sabor marcante, o camarão aparece como ingrediente principal na releitura de um prato típico do Nordeste que comumente utiliza a carne de sol ou de charque como proteína, a paçoca.

Outras notícias

Pular para o conteúdo