12 de março de 2018

Tentativas de fraude crescem 7,1% em janeiro, diz Serasa

Brasil registrou um total de 161.097 tentativas de fraude no mês de janeiro, ou uma ação a cada 16,6 segundos, segundo dados divulgados pela Serasa Experian nesta segunda-feira (12).

O número representa uma alta de 7,1% em relação a dezembro do ano passado. Mas na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve leve queda de 0,2%.

Segundo os economistas da Serasa, os golpistas podem estar aproveitando o aquecimento do consumo ao crédito para aplicar fraudes. Em janeiro, a quantidade de pessoas que buscou crédito em janeiro de 2018 cresceu 5,3%, segundo a Serasa.

O setor de serviços foi o mais visado pelos golpistas em janeiro, com 37,2% das tentativas de fraude. Já o segmento de bancos e financeiras teve o maior crescimento, representando 25,1% do total. A telefonia registrou participação de 30,5%, varejo 6,0% e os demais 1,2%.

Veja os golpes mais aplicados em janeiro:

• Compra de celulares com documentos falsos ou roubados:
  • Emissão de cartões de crédito: o golpista solicita um cartão de crédito usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a “conta” para a vítima e o prejuízo para o emissor do cartão;
  • Financiamento de eletrônicos (Varejo) – o golpista compra um bem eletrônico (TV, aparelho de som, celular etc.) usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a conta para a vítima;
  • Abertura de conta: golpista abre conta em um banco usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a “conta” para a vítima. Neste caso, toda a “cadeia” de produtos oferecidos (cartões, cheques, empréstimos pré-aprovados) potencializa possível prejuízo às vítimas, aos bancos e ao comércio;
  • Compra de automóveis: golpista compra o automóvel usando uma identificação falsa ou roubada, deixando a “conta” para a vítima;
  • Abertura de empresas: dados roubados também podem ser usados na abertura de empresas, que serviriam de ‘fachada’ para a aplicação de golpes no mercado.

Fonte: G1 Economia