23 de fevereiro de 2015

Solenidade marca encerramento das atividades da Unidade Móvel Sesc Mulher em Currais Novos

O Sindicato do Comércio Varejista de Currais Novos realizou na noite da sexta-feira (20), a solenidade que marca o encerramento das atividades da Unidade Móvel SESC Saúde Mulher em Currais Novos. Os últimos atendimentos, já agendados, ocorrerão ainda durante a próxima semana, finalizando de vez a estadia no município no dia 28.02.

A solenidade, inicialmente marcada para ocorrer na própria carreta, foi transferida para o auditório da CDL em virtude das chuvas ocorridas a tarde. Participaram do momento, a diretora de programas sociais do SESC RN, Ilsa Galvão, o Prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha, o Vice-Presidente da CDL, Jailson Severo e representando o Sistema Fecomércio RN, o presidente do Sindicado do Comércio Varejista , Hélder Medeiros Araújo.

Segundo Hélder, o momento foi de celebrar os resultados da ação em Currais Novos, o qual realizou aproximadamente 6.000 atendimentos durante estadia no município, compreendendo mais de 800 exames preventivos, quase 600 mamografias e cerca de 350 ultrassonografias, além das milhares de pessoas atendidas nos procedimentos de Educação em Saúde, que ocorreram na zona urbana e rural. Outro dado importante é que 120 comerciárias do comércio local, cadastradas pelo Sindicato e CDL, tiveram atendimentos que foram desde a consulta médica, realizada em parceria com a Secretaria de Saúde e com a Dra. Rejane Barroca, até a realização dos exames na carreta, sendo que todos os procedimentos foram realizados em horários diferenciados, após o período comercial.

A unidade móvel SESC SAÚDE MULHER já passou por Natal, Angicos, Lajes, Extremoz, Fernando Pedroza, Santana do Matos, Parelhas e Caicó. Somados, mais de 63 mil atendimentos foram realizados nos oito municípios potiguares. O projeto que começou a atuar no nosso estado há dois anos e de modo pioneiro em todo o país, hoje só existe uma unidade igual no estado de Goiás, conta com uma equipe formada por enfermeira, educadora em saúde, técnicas de enfermagem e de radiologia, artífice e médico, todos imbuídos de um objetivo: disseminar a prevenção da saúde sexual e reprodutiva feminina.

O presidente do Sindicato do Comércio, Hélder Araújo, fez questão de destacar o empenho de todos os envolvidos para a estadia da carreta em Currais Novos e agradeceu o envolvimento da Prefeitura Municipal, Secretaria de Saúde, Obras, Turismo e Educação, assim como a CDL e principalmente a equipe de atendimento da Unidade Móvel, que na ocasião foram homenageados e receberam uma lembrança do Sindicato como forma de agradecimento. A Equipe da Unidade Móvel, formada por 12 profissionais, fixos e temporários, ficou muito satisfeita com a solenidade de encerramento, a primeira realizada dentre todas as cidades, visto ser uma oportunidade de prestação de contas e também de reconhecimento pela dedicação e trabalho realizado pelos mesmos.

A estrutura da carreta é equipada com consultório médico, sala de mamografia com proteção radiológica, banheiro e sala de atendimento. O aparelho de mamografia desta unidade móvel é um dos poucos mamógrafos digitais existentes no RN.

Em sua fala aos presentes, Hélder destacou ainda que o Sindicomércio já está em negociação para trazer a Unidade Móvel ODONTOSESC, especializado em atendimento odontológico e na ocasião, recebeu o apoio do Prefeito Municipal para mais uma parceria em prol da população e dos comerciários de Currais Novos.

A Equipe da Unidade Móvel SESC Mulher em Currais Novos foi composta pelos seguintes profissionais:

Priscila Serpejante (Coordenadora do projeto)

Tayane Vieira (Educadora em Saúde)

Sabrina dos Santos (Enfermeira)

Isabel Cristina (Técnica de Enfermagem)

Fabíola Costa (Técnica de Radiologia)

Manoel Edmilson (Artífice)

Dr. Carlos Eduardo Araújo (Médico Ultrassonografista)

Dra. Camila Pereira (Médica Resp. Técnica)

Maria Edileuza (Recepcionista)

Talita Isabela (Técnica de Enfermagem)

Maria das Vitórias (ASG)

José Jailson (Motorista)

As consultas médicas com as comerciarias foram realizadas pela Dra. Rejane Barroca.