Notícias

20 de outubro de 2016

Sistema Fecomércio RN instala unidade móvel Saúde da Mulher no Sesc Zona Norte

Até o dia 31 de outubro, a unidade móvel Sesc Saúde da Mulher estará estacionada no recém inaugurado Sesc Zona Norte oferecendo à comunidade mamografias gratuitamente. A ação faz parte da programação do Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc RN, no Outubro Rosa, e a expectativa é de que sejam realizados 304 exames durante o período.

A nova unidade móvel chegou recentemente no Rio Grande do Norte para substituir a anterior. A estrutura é equipada com consultório médico, sala de mamografia (com um dos poucos mamógrafos digitais existentes no RN e proteção radiológica), banheiro, sala de atendimento e área externa para orientações sobre saúde.

Além dos exames de mamografia, a equipe da Sesc Saúde Mulher fará orientações sobre como combater o câncer de mama. A equipe é formada por enfermeira, orientadora em saúde, técnicas de radiologia, artífice e médico.

A comerciante Lucilda Camilo, de 56 anos, tem histórico familiar com casos de câncer na família. Ela conta que a mãe faleceu de um câncer de colo de útero, uma irmã de câncer de mama e outra está lutando contra a mesma doença.

“Eu faço exame a cada seis meses, por causa da minha família, mas dependia do posto de saúde. E o atendimento não é rápido. Com a unidade do Sesc aqui, perto da minha casa, é bom demais. Não tenho desculpa para não fazer”, declarou Lucilda.

A aposentada Maria Creusa da Fonseca, de 68 anos, fez a última mamografia na unidade móvel do Sesc e só teceu elogios. “Essa unidade é muito boa, o atendimento é maravilhoso e a aparelhagem não deixa a desejar. É um beneficio muito grande para o povo da Zona Norte, tanto a unidade móvel, como a unidade que foi ampliada”, afirmou.

Para ser atendida, a mulher precisa estar munida de documentos de identidade (RG e CPF), cartão SUS e comprovante de residência. Para mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos, não é preciso prescrição médica; para as demais, é solicitado encaminhamento médico. As mulheres interessadas em fazer o exame podem se dirigir das 8h às 12h e das 13h às 17h, exceto nos finais de semana.

Outras notícias

Pular para o conteúdo