1 de setembro de 2014

Sistema Fecomércio promove encontro entre empresários e candidato ao Governo do RN, Robinson Faria

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, coordenou, na tarde desta segunda-feira (01.09), na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN, uma reunião-almoço entre empresários dos setores de Comércio, Serviços e Turismo e o candidato ao Governo do RN, Robinson Faria (PSD). No encontro, o candidato fez uma explanação sobre seu plano de governo, como também foi questionado pelos empresários a respeito de questões pertinentes ao setor.

Um compromisso assumido pelo candidato, e que já é um pleito antigo dos empresários do turismo, é a redução do imposto cobrado pelo estado sobre o querosene de aviação, que é de 17%. Com a redução, o pouso e decolagem de aeronaves aqui no Rio Grande do Norte seriam bem mais atrativos para as companhias aéreas. A redução seria um incentivo ao incremento da nossa malha viária, e consequentemente de uma maior ocupação da rede hoteleira e movimento no comércio.

Provocado pelos empresários, Robinson também abordou outras questões como a redução dos custos de manutenção da máquina, pagamento dos fornecedores com créditos em atraso, além do compromisso de não aumentar e nem criar mais impostos, e criação de um mecanismo que promete agilizar a abertura e fechamento de novas empresas. “Vamos criar um balcão onde devemos concentrar vários órgãos, inclusive com a presença do Idema, para otimizar a emissão das licenças ambientais, que hoje demoram meses para sair”, afirmou.

Ao final do encontro, o presidente Marcelo Queiroz entregou um documento formulado pela Fecomércio RN, com o objetivo de expor as apreensões e expectativas do segmento do comércio de bens, serviços e turismo do estado, em relação à atual conjuntura socioeconômica e as perspectivas que se projetam para o novo governo. Além disso, o documento contém as propostas da entidade para os diversos segmentos, quais sejam: Segurança Pública e Defesa Social; Gestão Financeira; Gestão Tributária; Infraestrutura; Apoio ao Turismo; Desburocratização e Celeridade em Processos de Licenciamento; e Relacionamento com os Setores Produtivos. Na oportunidade, o candidato ao governo também fez a entrega de uma cópia do seu plano de governo.

“Esta foi uma ótima oportunidade de saber com mais detalhes as propostas do candidato, e também de questionar, de forma mais específica, com questões voltadas para os setores do Comércio, Serviços e Turismo”, finalizou o presidente Marcelo Queiroz.