20 de junho de 2014

Sistema Fecomércio forma profissionais de Gastronomia em São Paulo do Potengi

Na quarta-feira, 18, a cidade de São Paulo do Potengi ganhou novos profissionais qualificados na área de Gastronomia. Isso, graças a uma iniciativa do Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac e em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista local, que levaram ao município o curso de Auxiliar de Cozinha. Durante três meses, 29 alunos foram beneficiados com bolsas de estudos, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG) .

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, foi à unidade do Sesc Ler – onde foram realizados os cursos, em uma cozinha pedagógica especialmente montada para este fim -, em São Paulo do Potengi para entregar pessoalmente os diplomas aos formandos.“É com imensa alegria que estamos entregando hoje os certificados a este 29 novos profissionais, que agora estão qualificados para atuar na área de gastronomia. Cada um dos formandos potengienses está habilitado ao preparo de alimentos e organização da cozinha, com a finalidade de assegurar e manter a qualidade dos produtos a serem servidos aos clientes. Tenham certeza de que, a partir de hoje, vocês começam vidas novas. Agora, fazer com que estas histórias sejam efetivamente de sucesso depende de cada um de vocês”.

Quem também prestigiou a solenidade, foi o presidente do Sindicato do Comércio Varejista Local, Antônio Francisco de Oliveira, principal entusiasta da oferta dos cursos do Senac, na cidade. “Graças ao Sistema Fecomércio, a partir de hoje, São Paulo do Potengi conta com profissionais capacitados na área de gastronomia. A vinda do curso de Auxiliar de Cozinha, ofertado pelo Senac, foi um pleito meu, mas só aconteceu efetivamente por conta da atenção especial que o presidente Marcelo Queiroz tem com a nossa cidade. Sei que os pedidos de cursos para outros municípios são muitos, por isso eu só tenho a agradecer por sempre nos atender. E eu gostaria de desejar boa sorte aos novos profissionais, que tenham sucesso na sua jornada”.

Mas os grandes beneficiados da noite, eram quem irradiavam felicidade. Umas dessas pessoas era Francisca da Silva, formanda da turma: “Sempre gostei de cozinhar, mas só fazia de forma amadora, para pessoas de casa. Pela primeira vez tive a oportunidade de fazer um curso profissionalizante, e na área que eu gosto. Agora as portas do mercado de trabalho já estão se abrindo”.

Após a entrega dos certificados, os convidados puderam degustar pratos feitos pelos próprios alunos. O jantar oferecido contou com Penne ao molho branco, arroz, filé e bacalhau. Para a sobremesa, os convidados se deliciaram com pavê de cupuaçu e mousse de maracujá.

Participaram da solenidade o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz; o Presidente do Sindivarejo, Antônio Francisco de Oliveira; o prefeito da cidade, José Leonardo Cassemiro; o diretor regional do Senac, Helder Cavalcanti; os alunos e familiares dos formandos.