Notícias

25 de setembro de 2014

Sesc RN promove ciclo de palestra sobre Alzheimer

Em alusão ao dia mundial de combate ao Alzheimer, serão repassadas formas de evitar riscos de desenvolvimento da doença nesta sexta (26). Entrada é gratuita

Em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Alzheimer (21/09) – doença que acomete 6% dos idosos do Brasil –, o Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN) promoverá palestras sobre o tema. Por meio do projeto Trabalho Social com Idosos (TSI), a instituição do Sistema Fecomércio realizará o 1º Ciclo de Palestras do TSI. Profissionais de educação física, saúde, assistência social e psicologia esclarecerão o público sobre temas como demência, atividade física na terceira idade e auto-medicação. As palestras acontecem nesta sexta-feira (26/09), das 14h às 17h, no Sesc Centro, com entrada gratuita.

Dividido em dois blocos, o 1º Ciclo de Palestras do TSI contará com seis palestras ao todo. Os temas são: “Atividade física e envelhecimento saudável”, “O papel do idoso na família”, “Demências: como diminuir os riscos”, “Dança Circular como estratégia de cuidado no processo de envelhecimento”, “A nutrição saudável e seu impacto no envelhecimento” e Perigos da auto-medicação”. Entre os palestrantes, estão a psicóloga e presidente da Associação Brasileira de Alzheimer – seccional RN (ABRAZ/RN), Ana Maria de Araújo, e a coordenadora de ação comunitária do Sesc RN, Istênia Alves.

A programação voltada aos idosos e seus cuidadores foi concebida em um momento propício: nos dias 21/09 e 01/10, comemoram-se, respectivamente, o Dia Nacional do Idoso e o Dia Mundial do Idoso.

Sobre o TSI
O TSI teve início em junho de 2014. Durante um ano, um grupo de 50 pessoas acima de 60 anos, selecionadas segundo critérios do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) do Sesc, poderá usufruir gratuitamente de atividades em diversas áreas, de modo a promover qualidade de vida e desenvolver as sua capacidades físicas, psicológicas e sociais.

O projeto é executado por uma equipe composta por nove profissionais do Sesc, incluindo assistentes sociais, educadores físicos e instrutores musicais. Os encontros acontecem durante a semana com uma programação diversificada, com oficinas de canto coral, eventos motivacionais, orientações sobre saúde (relativas a doenças comuns durante o envelhecimento), seminários, debates de temas de interesse dos idosos, passeios e atividades ao ar livre.

A iniciativa surge para atender à demanda de um público que só cresce. Dados do IBGE indicam que existem no Brasil 20 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com uma estimativa que, em 12 anos, esse número seja superior a 32 milhões de idosos.

Serviço:
O quê? Sesc RN promove ciclo de palestras sobre combate ao Alzheimer
Quando? Amanhã (26/09), das 14h às 17h
Onde? Auditório do Sesc Centro (Av. Cel. Bezerra, 33, Cidade Alta, Natal/RN)
ENTRADA GRATUITA
Programação completa: www.sescrn.com.br

Outras notícias

Pular para o conteúdo