Notícias

20 de abril de 2017

Sesc abre processo seletivo de admissão para Escola de Ensino Médio no Rio de Janeiro

Alunos do RN concorrerão a vagas para cursar o ensino médio no Rio de Janeiro, com direito a bolsa integral. Inscrições seguem até o dia 05 de maio.

O Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc, está com vagas abertas para o Processo Seletivo 2018 para a Escola Sesc de Ensino Médio (ESEM), sediada no Rio de Janeiro (RJ). Os quatro (4) alunos potiguares selecionados terão direito a bolsas integrais durante todo o ensino médio. As inscrições seguem até o dia 05 de maio, através do endereço eletrônico: www.escolasesc.com.br/inscricoes2018

A ESEM é uma escola referência no Brasil. As turmas têm no máximo 15 alunos e recebem todo o suporte acadêmico, com sólida formação em inglês, espanhol e tecnologia, atividades artísticas, culturais e esportivas, além de intercâmbio com escolas norte-americanas. Além dos quatro selecionados para este ano, outros 34 alunos potiguares já concluíram o Ensino Médio na escola carioca.

Sobre o Processo de admissão

São ofertadas 164 vagas para todo o país. Para participar do processo é preciso ter finalizado o Ensino Fundamental – ou estar cursando o 9º ano – e ter nascido entre 1º de janeiro de 2002 e 31 de dezembro de 2004. A previsão é de que os selecionados ingressem na ESEM ainda no primeiro semestre de 2018.

O processo de admissão é formado por quatro etapas. A primeira consiste em uma prova objetiva, com 30 questões de múltipla escolha, envolvendo conhecimentos de português, matemática, ciências da natureza e ciências humanas, além da prova de redação. No segundo momento serão analisados os critérios preferenciais definidos no artigo 3º do edital, o próximo passo será a correção da redação, e em seguida acontece a entrevista com os doze (12) candidatos classificados conforme as normativas do Edital.

ESEM

A Escola Sesc de Ensino Médio, projeto pioneiro na área de Educação, localizada na Barra da Tijuca, é uma escola-residência, inteiramente gratuita, que atende a alunos de todo o país. Inaugurada em 19 de fevereiro de 2008, com 176 alunos, hoje a unidade opera com capacidade plena: são 500 estudantes distribuídos nas três séries do Ensino Médio, que moram nas vilas residenciais, junto ao professores e gestores.

As turmas têm no máximo 15 estudantes, com idades entre 13 e 18 anos. O projeto pedagógico da Escola se baseia na formação da cidadania e na articulação da área acadêmica e da educação profissional. O regime de horário integral possibilita a oferta de atividades educativas em salas de aula e extraclasse em diversos espaços externos e internos da Escola, tais como: centro de liderança, teatro, laboratórios, oficinas, salas de artes, música e dança, biblioteca e complexo esportivo.

O projeto arquitetônico é horizontal assinado pelo arquiteto Índio da Costa, que se desdobra num campus horizontal, facilitando a integração da comunidade escolar e a multidisciplinaridade. Especial atenção foi dedicada ao meio ambiente e ecologia, com a instalação de calhas para o aproveitamento das águas pluviais; os pisos dos corredores são feitos com plástico reciclado, os telhados das instalações receberam uma vegetação rasteira para amenizar a temperatura em seu interior, a coleta de lixo é seletiva e o esgoto sanitário totalmente tratado. O complexo arquitetônico tem 59 mil metros de área construída.

Sobre o Sesc RN

O Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN) é uma instituição sem fins lucrativos ligada ao Sistema Fecomércio que existe desde a década de 1940. É mantida por empresários do comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado e atua nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência.

Atualmente, o Departamento Regional no RN possui 14 unidades operacionais fixas em funcionamento, localizadas em Natal, Macaíba, Mossoró, Caicó, Nova Cruz e São Paulo do Potengi. Além disso, o Sesc conta com três unidades móveis: a BiblioSesc, a Sesc Saúde Mulher e a OdontoSesc. Também desenvolve ações sistemáticas em diversos municípios do estado.

A missão do Sesc RN é de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores dos setores do comércio de bens, serviços e turismo, prioritariamente de baixa renda, por meio de serviços subsidiados e de excelência.

 

Serviço:

O quê? Processo ESEM 2018

Quando? Até o dia 05 de maio de 2017 Onde? www.escolasesc.com.br/inscricoes2018

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Para visualizar o edital, clique em http://admissionalsesc.edt.com.br/

 

Outras notícias

Pular para o conteúdo