20 de maio de 2014

Serviços tem maior queda na receita desde março de 2013

A receita bruta do setor de serviços cresceu 4,4% na passagem de fevereiro para março, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (20) pelo IBGE. O crescimento em março reverteu a queda registrada de janeiro a fevereiro (-3,3%) e foi puxado pela receita do segmento dos serviços prestados às famílias (8,1%).
No entanto, segundo a Divisão Econômica da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a variação em relação a março de 2013, descontada a inflação, foi negativa (-2,3%) alcançando o pior resultado desde janeiro de 2013. “Em termos reais, a variação de 9,1% dos serviços apurados pelo IPCA entre março de 2013 e o mesmo mês do ano corrente levou o faturamento real do setor de serviços a registrar a maior queda anual histórica da pesquisa nessa base comparativa”, afirma o economista da CNC, Fabio Bentes.

Para Bentes, se depender da inflação, os números do setor de serviços devem melhorar no próximo mês. “A inflação dos serviços atingiu um pico em março, sendo a mais alta dos últimos dois anos, mas em abril, em termos de preço, a situação deve melhorar e teremos um deflator menor”, avalia o economista.

Os segmentos com as maiores taxas na comparação anual foram os serviços prestados às famílias (+10,0%) e os serviços profissionais, administrativos e complementares (+8,8%). No corte regional destaque para o Mato Grosso (+20,4%), Distrito Federal (+20,3%) e Acre (+15,1%) que asseguraram o melhor desempenho do setor. A região Centro-Oeste (+17,8%), segue sendo a mais aquecida e responde por aproximadamente 7% da receita anual dos serviços.

*Fonte: CNC