28 de setembro de 2018

Senac RN promove treinamento na área do turismo em São Miguel do Gostoso – RN

O Senac RN realizou, nesta segunda-feira (24), iniciou um treinamento voltado para o Conselho Municipal de Turismo no município de São Miguel do Gostoso (RN), a 102 quilômetros da capital do estado, Natal. A oficina, titulada Capacitação para Conselhos de Turismo, foi desenvolvida em conjunto com o Consultor EIC Trier, da Alemanha, Andreas Dohle e ministrada pelo coordenador do eixo de Turismo e Hospitalidade do Senac RN, Marcelo Milito.

Na ocasião, o grupo de 16 pessoas, representantes do poder público local (como a secretária de turismo, secretaria de educação, secretaria de esportes e de pesca), associações de empresários e associação de moradores, fizerem o primeiro módulo do curso com foco nos fundamentos e dimensões da cadeia produtiva do turismo local. Os próximos três módulos serão ministrados durante os próximos meses.

Esse curso tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento do turismo no RN, ao atuar em conjunto com as políticas públicas de turismo, na implantação de uma gestão participativa e efetiva por meio dos conselhos de turismo.

“Estamos fazendo esse treinamento piloto em São Miguel do Gostoso, pois o município é parte da atuação do projeto Verena e está em período de transição da representação do conselho. Ao considerar que, a partir do próximo ano, os municípios necessitam ter conselhos de turismo em pleno funcionamento para se manterem no Mapa do Turismo do RN, a ideia é que possamos expandir a ação aos demais munícipios em breve”, explica Milito.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações do Projeto Verena, uma parceria entre Senac-RN e o estado alemão da Renânia-Palatinado, para o desenvolvimento turístico do Rio Grande do Norte.