9 de agosto de 2017

Senac RN promove Semana Gastronômica no Rio de Janeiro

O evento apresentará a cultura gastronômica do Rio Grande do Norte

O Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, promove a Semana da Gastronomia Regional do Rio Grande do Norte, no Rio de Janeiro (RJ), com início hoje (09). O evento homenageará o estudioso potiguar, Luiz da Câmara Cascudo, abordando aspectos da gastronomia regional pesquisados por ele e que também estão presentes no livro Arte e rituais do fazer, do servir e comer no Rio Grande do Norte – uma homenagem a Câmara Cascudo, publicado pela Editora Senac.

Durante dois dias, serão apresentados pratos da cultura gastronômica potiguar no Restaurante-escola Senac Downtown. Os instrutores do Senac RN, Rodrigo Santana e Elizabeth Assunção formam a equipe técnica que apresentará o cardápio regional.

Entre os pratos que serão servidos, estão Baião de dois com arroz da terra, Filé de sol com Cebola roxa caramelizada, Paçoca de carne de sol, Arroz de caranguejo, Camarão na Moranga, Macaxeira cozida, Farofa D’água com castanha, Pirão de queijo, Camarão na nata, Feijão verde, Doces em compota variados e Cartola.

A programação contemplará também uma aula-show, com o tema “Do mar ao sertão”, onde será apresentada a receita “Paçoca de camarão e Musseline de Macaxeira com mangaba”, desenvolvida por Rodrigo Santana. Um dos ícones da gastronomia norte-rio-grandense, conhecido pela exuberância e sabor marcante, o camarão aparece como ingrediente principal na releitura de um prato típico do Nordeste que comumente utiliza a carne de sol ou de charque como proteína, a paçoca.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destaca que o evento irá proporcionar aos chefs e alunos das empresas pedagógicas do Senac uma troca de conhecimentos, além de divulgar a culinária potiguar, um dos diferenciais do turismo no Rio Grande do Norte.

A Semana da Gastronomia Regional é uma iniciativa do Departamento Nacional do Senac, que visa divulgar as diferentes cozinhas do País. Uma vez por mês, um Departamento Regional da Instituição é convidado para divulgar a culinária do seu estado.

Em 2015, o Senac RN participou pela primeira vez, levando um cardápio tipicamente potiguar para os restaurantes-escola na Câmara dos Deputados, Senado e Confederação Nacional do Comércio (CNC), em Brasília, bem como realizou também aula show para convidados.

Este ano, o Senac RN participa pela segunda vez do projeto. Além da programação no Rio de janeiro, também serão contemplados os restaurantes-escola em Brasília, entre os dias 11 e 15 de setembro.

Confira a programação do evento:

Quarta-feira (09/08)

12h às 15h – Serviço de bufê no restaurante-escola Downtown

20h às 21h – Aula Show – “Paçoca de camarão e Musseline de Macaxeira com mangaba”

Quinta-feira (10/08)

12h às 15h – Serviço de bufê no restaurante-escola Downtown