6 de novembro de 2019

Senac realiza treinamento internacional sobre turismo sustentável para municípios do RN

Com a capacitação, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul estão candidatos a receberem selo internacional de destino sustentável

Dentro das ações desenvolvidas pelo Programa de Desenvolvimento Local – DEL Turismo, o Senac RN realizou, entre os dias 29 de outubro e 01 de novembro, o treinamento Green Destinations (destinos verdes), para representantes dos municípios de São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul. O objetivo foi capacitar os municípios para que eles possam conquistar o selo internacional de destino turístico sustentável, concedido pela Green Destination – fundação internacional sem fins lucrativos que lidera uma parceria global de organizações, empresas e instituições acadêmicas especializadas no tema ambiental.

O foco da Green Destination é reconhecer destinos turísticos que seguem o padrão global de práticas que adotam e respeitam normas ambientais. Para isso, o treinamento proporcionou aos participantes o acesso a uma plataforma digital onde serão reportadas, no período de um ano, uma série de medidas voltadas à prática do turismo sustentável nas localidades. Encerrado este período, os municípios passarão por uma auditoria que poderá certifica-los com o selo.

Viabilizado por meio do Projeto Rede DEL Turismo, um desmembramento do Projeto Verena – parceria desenvolvida entre o Senac RN e a Câmara de Comércio e Indústria da cidade de Trier (EIC Trier), na Alemanha, este foi o primeiro treinamento realizado pela Green Destination no Brasil. As aulas foram realizadas na Escola Senac Barreira Roxa, sob a consultoria e organização da equipe técnica do Senac, que está a frente das ações executadas no DEL Turismo – metodologia alemã estruturada com base em um Conselho e Câmaras Técnicas com o objetivo de unir setores atuantes no segmento para trabalharem de forma conjunta. No RN, os municípios que implementaram o DEL passam por consultoria do Senac RN, onde é prevista a elaboração e implementação da Política Desenvolvimento Local do turismo e de um modelo de gestão focado no desenvolvimento sustentável.

Presente no encerramento do treinamento, o diretor regional do Senac, Raniery Pimenta, exaltou a proposta de trabalhar o tema sustentabilidade como uma iniciativa que pensa no futuro das gerações.

“Trabalhar com o tema de turismo sustentável é tratar sobre um assunto urgente, necessário e de tendência mundial. Nos empenhamos em apoiar e investir nessa demanda, porque entendemos que não é só uma questão de recursos. Quando tratamos sobre desenvolvimento sustentável falamos sobre propósito, sobre fazer as coisas de uma forma diferenciada, que pensa no futuro”, declarou.