Senac promove seminário para discutir educação profissional no RN

O 2º Seminário de Educação Profissional do RN será realizado entre os dias 24 e 25 de outubro, no Holiday Inn Natal Hotel. O evento é promovido pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, em parceria com Senai, Sebrae, Senar, Sest/Senat, UnP, IFRN e Governo do Estado.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente, por meio do site do evento. As vagas são limitadas e destinadas a profissionais ligados à área, estudantes e interessados no assunto.

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, o objetivo do evento é estimular a reflexão e ampliar as discussões em torno da educação profissional no âmbito do Rio Grande do Norte.

Ele destacou que, nos últimos anos, o Brasil passa por um momento de transformação e o ensino é um dos pilares para obtenção de resultados positivos.  “Mesmo diante da crise econômica – e até mesmo como forma eficaz de suplantá-la – a educação profissional tem recebido grande atenção por desempenhar um papel primordial na melhoria da qualidade de vida, por meio da inserção profissional. Uma vez beneficiado por um curso de qualificação, o cidadão está mais preparado para conseguir se inserir no mercado de trabalho e ter acesso às oportunidades de emprego e geração de renda”, avaliou.

Queiroz será o debatedor do painel “Mundo do Trabalho e Educação Profissional: tendências e perspectivas”, que terá palestra do consultor e professor, Dr. Paulo Imbuzeiro.

Entre os temas que serão tratados, também estão: empreendedorismo e inovação, desenvolvimento de competências, gestão, estratégias para a prática em sala de aula e os desafios da educação profissional a partir da Reforma do Ensino Médio, com palestra do Coordenador-Geral de Ensino Médio da Secretaria de Educação Básica do Ministério de Educação, João Wisley Pereira.

Para a Secretária Estadual de Educação, Cláudia Santa Rosa, o evento é uma ocasião para as instituições que trabalham com o ensino técnico e a educação profissional se reunirem e discutirem, inclusive com o setor produtivo. “Nós temos uma expectativa bem positiva em relação aos frutos deste Seminário para o fortalecimento da rede estadual e para ampliarmos a nossa capacidade técnica no processo de implementação do Promédio Integrado”, afirmou.

O 2º Seminário de Educação Profissional do RN é uma das ações do Fórum de Educação Profissional RN, grupo formado por organizações públicas, privadas e Sistema S, para discussão de uma agenda permanente de diálogo entre educação e trabalho.

Programação:

Terça-feira – 24/10/2017
8h30 às 9h30: Credenciamento
9h30 às 9h45: Apresentação da Orquestra de Cordas dos Alunos do Sesc Cidadão
9h45 às 10h: Abertura
10h às 12h: Mundo do Trabalho e Educação Profissional: tendências e perspectivas.
Palestrante: Paulo Imbuzeiro – Sócio-fundador da ITC Global
14h às 15h30: Empreendedorismo e Inovação na Educação Profissional.
Palestrante: Vânia Rêgo – Analista Sênior do Sebrae Nacional
15h45 às 17h15: Desenvolvimento de Competências para a Educação Profissional.
Palestrante: Maria Eliane Azevedo – Gerente de Educação Profissional e Tecnológica do Senai Nacional

Quarta-feira – 25/10/2017
9h às 10h30: O Poder Transformador da Prática em Sala de Aula.
Palestrante: Luiz Felipe Lins – Professor da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro
10h45 às 12h15: Gestão na Educação Profissional.
Palestrante: Katiane Batista – Coordenadora Nacional de Desenvolvimento Profissional do Sest Senat
14h às 16h: Os desafios da Educação Profissional com a Reforma do Ensino Médio.
Palestrante: João Wisley Pereira – Coordenador-Geral de Ensino Médio da Secretaria de Educação Básica (MEC)
16h às 16h30: Encerramento com carta de intenções sobre Empreendedorismo