Notícias

30 de maio de 2017

Ribeira Boêmia inaugura “PÔR DO SAMBA”, com Teresa Cristina e Mosquito

Unindo samba, cultura e história, Projeto Cultural apresenta dois ícones da cena do samba carioca em sua edição de lançamento

Unir nomes de peso do samba nacional à informalidade e descontração das tradicionais rodas de samba, bem no centro histórico de Natal, no nosso lindo pôr do sol: essa é a proposta do PÔR DO SAMBA, mais um projeto cultural do Ribeira Boêmia, consolidando o seu formato no quinto ano de existência.

E inaugurando o PÔR DO SAMBA, ninguém menos do que Teresa Cristina e Mosquito, produzidos pela UNS E OUTROS, de Paula Lavigne, que serão acompanhados pela Roda de Samba oficial do Ribeira Boêmia. O evento acontecerá no próximo sábado, dia 03.06, a partir das 17h, no Solar Bela Vista, com show de abertura do MESA DOZE.

Teresa Cristina sempre chamou a atenção dos amantes e críticos do samba, pela suavidade de sua voz e virtuosismo. Foi assim que a cantora ganhou visibilidade no cenário musical do Rio de Janeiro e recebeu um convite para gravar com os músicos do Grupo Semente, com quem inciciou sua carreira muscal, um álbum duplo com composições de Paulinho da Viola, ídolo e uma das principais referências de Teresa. Além de Paulinho, a cantora também reverencia Argemiro e Monarco da Portela, Tia Surica, Clara Nunes, Chico Buarque, Nelson Cavaquinho e outros grandes nomes.

Ao interpretar composições de outros artistas, seja em espetáculos ou gravações, Teresa Cristina toma um exímio cuidado com a escolha do repertório. Em todo o trabalho da cantora, nota-se uma concisão no resultado, que é fruto de uma dedicação intensa, bem como uma variedade de títulos e compositores que não se limitam apenas ao samba de raiz. Isto demonstra o vasto conhecimento musical e versatilidade de Teresa quando o assunto diz respeito à música popular brasileira.

Teresa já gravou canções de Roberto Carlos, Sidney Miller, Edu Lobo, Tom Jobim, Caetano Veloso, Lenine, Antonio Candeia, João Nogueira, Paulo César Pinheiro, João do Vale, Elton Medeiros, Arlindo Cruz e outros. No CD e DVD “Melhor Assim”, por exemplo, ela canta, ao lado de Marisa Monte, “Beijo Sem”, grande sucesso e um presente de Adriana Calcanhotto.

Além de intérprete, Teresa também é uma excelente compositora. Dentre as tantas músicas de sua autoria estão “Poesia”, “Um Samba de Amor”, “A Borboleta e o Passarinho”, “Candeeiro”, “Cantar” e “Fim de Romance” – esta última, composta em parceria com Argemiro.

Mosquito é cantor e compositor da Ilha do Governador, nascido e criado no partido alto. Sambista carioca da nova geração, Mosquito vem se revelando e sendo apontado como “um novo Zeca Pagodinho”, pela forma irreverente e pela desenvoltura na hora de versar. O cantor e compositor Mosquito, que atualmente se apresenta todas as quintas na Lapa carioca (Beco do Rato), lançou seu primeiro álbum em junho de 2016, mostrando que chegou para ficar.

O sambista, que já é um sucesso no YouTube e nas redes sociais com as faixas “O Filho da Mãe”, “Papel de Bobão” e “Ô Sorte”, mostra, em seu trabalho de estreia, um repertório que traz uma vasta gama de influências e, ainda que calcado no samba de partido alto, se apropria de referências de uma amplitude de gêneros, como o samba-rock, o pagode romântico e a MPB. O disco, eleito o melhor na categoria samba pelo iTunes em 2015, é uma prova inegável de que Mosquito é um artista completo.

Em seu primeiro disco, lançado em 2015, Mosquito contou com participações do padrinho Xande de Pilares, com quem compôs “Cadê a Viola, Maria?” e canta “O Amor Mandou Dizer”. Zeca Pagodinho, com quem é constantemente comparado desde o início da carreira, também gravou uma música no álbum de estreia de Mosquito, intitulada “Atalho”, regravação de sucesso eternizado pelo grupo Fundo de Quintal.

O disco, eleito o melhor na categoria samba pelo iTunes em 2015, é uma prova inequívoca da qualidade musical de Mosquito e do seu belo trabalho. Lançado pela Uns Produções e Sony Music Brasil, o trabalho conta com produção e direção artística de Max Pierre, conhecido por seu trabalho no mundo do samba com artistas de peso.

Gravado no estúdio Cia. dos Técnicos, em Copacabana, o disco tem, entre seus maiores destaques a música “Ô Sorte”, “Não Enche” (composição de Caetano Veloso) e “Papel de Bobão”, que fizeram parte da trilha sonora das novelas “Babilônia”, “I Love Paraisópolis” e “A Regra do Jogo”, respectivamente, todas da Rede Globo.

Mosquito, que já tocou ao lado de grandes nomes da cena musical, comoJorge Aragão, Moacyr Luz, Arlindo Cruz,Arlindo Neto, Dudu Nobre, Diogo Nogueira, Pretinho da Serrinha, Caetano Veloso e Teresa Cristina, é conhecido por suas canções irreverentes, que retratam o cotidiano do povo brasileiro de forma inusitada. Também se apresentou em vários programas de TV, como Altas Horas e Caldeirão do Huck, na Rede Globo.

A Roda de Samba oficial do Ribeira Boêmia estará composta por Leonardo Galvão (cavaquinho); Anchieta Menezes (violão 7 cordas); Bruno César (sopros); Daniela Fernandes (voz); Ayrton Neto (voz e percussão); e Flaubert Benício, Alfredo Carvalho e Weslley Silva – Cicinho (percussão e efeitos gerais); e ainda a especial presença do maestro Diogo Guanabara (direção musical e bandolim).

Nesta edição especial de lançamento, o PÔR DO SAMBA contará com os importantes apoios culturais do Blog do BG; Sehrs Natal Grand Hotel; ABIH RN; RATTS Comunicação; Sistema Fecomércio Sesc Senac RN; Sistema Fiern – Sesi – Solar Bela Vista; PG Prime; Restaurante Tábua de Carne; Restaurante Petrópolis; e SUNLINE Viagens e Turismo.

Serviço:

O quê? Ribeira Boêmia apresenta Projeto “PÔR DO SAMBA”, com Teresa Cristina e Mosquito, e show de abertura do Mesa Doze.

Quando? Sábado, 3 de junho, a partir das 17h.

Onde*? Solar Bela Vista, com acesso pela Rua São Tomé, no Centro Histórico de Natal (vizinho ao Senac Centro).

Quanto**?

Ingressos Antecipados, no valor promocional (meia entrada para todos) de R$50,00 – 1º LOTE. Vendas antecipadas na Le Postiche (Midway Mall, fone 2030-6359, e Natal Shopping, fone 2010-4834, ambas no 2º piso).

  • Mesas – Espaço Reservado, em número limitado, no valor de R$ 300,00. Vendas na SUNLINE Viagens e Turismo, na Prudente de Morais, nº 1195, Lj 01, bairro Tirol (em frente ao Supermercado Nordestão), fone 99927-0256.

Contatos para entrevistas:

Laumir Barrêto – 84 99953-0417

Leonardo Galvão – 84 99634-7999

(*) Estacionamento gratuito disponibilizado pelo Senac, com vagas limitadas, ocupadas por ordem de chegada.

 

Outras notícias

Pular para o conteúdo