Notícias

28 de abril de 2015

Retomada da confiança na economia é incipiente, diz Levy

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou nesta terça-feira, 28, que há um movimento ainda “incipiente” de retomada da confiança na economia brasileira.

Levy visitou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para discutir propostas que estão em tramitação no Congresso que tratam do ajuste fiscal.

“É natural que a gente tenha uma interlocução regular, isso é saudável e importante para o ajuste da economia aqui no Congresso, é muito importante a gente passar essa agenda do ajuste, tem as MPs aqui na Câmara, tem coisa aqui no Senado, passar essas medidas do ajuste é que vai permitir de a gente ir além do ajuste”, destacou.

O ministro da Fazenda disse que a votação de uma proposta que unifique as alíquotas do ICMS cria um ambiente favorável e é fundamental para destravar os investimento nos estados.

“Vai ser muito difícil ter investimento, se não tiver a questão do ICMS resolvida como vem sendo discutida e apoiada pela maioria absoluta dos estados e muitos senadores. Dá segurança jurídica uma nova convergência das alíquotas do ICMS é fundamental para criar o ambiente favorável ao investimento para a retomada do crescimento”, afirmou.

Mesmo diante da ameaça do governo gaúcho de não honrar seus compromissos, Levy disse que a discussão sobre a renegociação da dívida dos estados com a União está “mais ou menos pacificada”.

Segundo ele, a situação nas duas maiores cidades, Rio de Janeiro e São Paulo, já foi “resolvida”. Ele lembrou que ambos os estados postergaram a eventual entrada em vigor do novo indexador.
O ministro da Fazenda disse que é importante notar que “nós começamos a ver, de maneira incipiente, uma estabilização das expectativas com o ajuste fiscal”.

Ele afirmou que vê de maneira “positiva” as votação do Congresso para garantir a retomada da economia no Brasil.

“Se eles (o Congresso) fizerem a coisa certa, a economia do Brasil tem tudo para ir bem, retomar a confiança e atrair investidores, inclusive para a infraestrutura em todos os estados”, afirmou.

*Exame

Outras notícias

Pular para o conteúdo