Notícias

26 de outubro de 2015

Projeto de Baraúna se destaca no Prêmio Pronatec Empreendedor

Mais uma vez o Rio Grande do Norte se destaca no Prêmio Pronatec Empreendedor e Concurso de Objetos de Aprendizagem. As alunas do Curso de Cabeleireiro participaram em Brasília da cerimônia de entrega da terceira edição da premiação, realizada na última quinta-feira (22).

O projeto “Tesoura Solidária: O empreendedorismo social como uma ação promissora para o desencadeamento de ações locais com efeitos globais e impacto social significativo”, foi realizado com um grupo de idosos do município.

Desenvolvido pelas alunas Maria Alzelena, Francisca Cintia, Elania Ferreira, Deusimar Dantas, Francisca Eronildes, o projeto contou com a coordenação da professora do Senac/RN, Maria José, pela supervisora Pedagógica Senac/RN do Docente Senac/RN, Juliana Gomes, em parceria com Ana Débora e Agelda Feitosa, da Unidade de Educação do Escritório Regional do Sebrae no Oeste.

Para a coordenadora do projeto, participar do programa e concorrer à premiação é de grande importância para o aprendizado e motivação pela busca de oportunidades por meio das aulas temáticas sobre o empreendedorismo colocando em prática comportamentos empreendedoras. “Apesar de não termos vencido, foi gratificante ficar entre os dez melhores projetos desenvolvidos e receber a certificação, já que concorremos com 120 projetos de todas as regiões do país”, ressalta a coordenadora do projeto, professora Maria José.

A coordenadora da equipe, professora Maria José, afirma que o projeto teve início em dezembro de 2014, no curso de cabeleireiro ofertado pelo programa Pronatec na cidade de Baraúna/RN, executado pelo Senac/RN, e a ideia do projeto surgiu com o módulo do Pronatec Empreendedor.

Maria José conta que após o planejamento da equipe foram desenvolvidas atividades de embelezamento (com cortes de cabelos, tratamento capilar, esmaltação, e coloração capilar), palestras sobre alimentação saudável na terceira idade, com nutricionista, e prevenção e riscos da pressão arterial, com enfermeiro. Também foram realizados testes glicêmicos e verificação da pressão arterial.

“O Pronatec Empreendedor é uma parceria com o MEC e uma rede de parceiros, e tem como objetivo inserir conteúdos de Empreendedorismo em diferentes áreas da Educação profissional em todo país”, explica.

A gestora de Educação, Agelda Feitosa, que acompanhou a equipe de alunas na viagem a Brasília, ressalta que o Sebrae é parceiro do programa, disponibilizando orientação e monitoramento das atividades, palestras sobre Micro Empreendedor Individual (MEI), consultoria e material didático. “O certificado é o reconhecimento da importância do projeto, que ficou entre os dez melhores do Brasil”.

Agelda Feitosa lembra que o Rio Grande do Norte, já tinha se destacado nas edições anteriores do Prêmio Pronatec Empreendedor. “Já tivemos um ganhador nacional de Mossoró, o professor do Senac, Mário Kleber, na categoria Objetos de Aprendizagens. Também foram finalistas, no ano passado, um grupo de alunos de Santa Cruz, do curso Maquiadores, e o professor Carlos Weygert”.

Devido ao grande impacto social, o projeto será realizado por tempo indeterminado. “Ações do projeto foram inseridas no calendário das atividades sociais do Município em parceria com a Secretaria de Assistência Social”, frisa Maria José.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Outras notícias

Pular para o conteúdo