6 de dezembro de 2016

Programa incentiva empresas de alimentos e bebidas a exportar

Cerca de 50 empresas do setor de alimentos e bebidas participam, nesta terça-feira (6), da primeira ação do Exporta RN, uma versão estadual do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), que busca diversificar as exportações brasileiras e ampliar a participação do país no comércio internacional. Trata-se do Workshop Exporta RN – Alimentos e Bebidas, que ocorre na sede do Sebrae no Rio Grande do Norte a partir das 18h30. Durante o evento, serão apresentados os principais gargalos enfrentados pelos empreendedores que desejam entrar no mercado internacional e também três casos de sucesso de empresas que alcançaram esse mercado. As inscrições podem ser feitas pelo 0800 570 0800.

A proposta do workshop é apresentar um perfil dos potenciais mercados importadores e as oportunidades que despontam no cenário internacional para as pequenas empresas que atuam no segmento de alimentos de bebidas no estado. Além disso, serão apontados os estudos de mercado, as principais barreiras de acesso à exportação e as políticas tarifárias. As instituições que integram o programa vão detalhar aos empresários potiguares como cada órgão pode auxiliar os empresários a entrar no comércio exterior.

De acordo com o gerente da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae-RN, David Xavier, o objetivo do Workshop Exporta RN – Alimentos e Bebidas é esclarecer sobre as vantagens, exigências e as etapas envolvidas na exportações dos produtos desse segmento. “A ideia desse trabalho, que está sendo implementado de forma segmentada, incentivar para que o empresário potiguar se veja no mercado internacional”.

Segundo o gerente, além do setor de alimentos e bebidas, o programa Exporta RN vai contemplar outras cadeias produtivas do estado com potencial para o comércio global a partir de 2017. Serão atendidos os setores têxtil de confecções, mineração, carcinicultura e pescado, fruticultura, energias e pecuária.

A programação do workshop contempla a apresentação de três estudos de produtos locais e compradores internacionais. É o caso do açaí, que tem os Estados Unidos como principal comprador, e de produtos congelados, cujo destino seria o Chile. Também será apresentado outro estudo para o envio de polpas de frutas para a França.

O Exporta RN é resultado da parceria entre o Sebrae no Rio Grande do Norte com o governo do estado, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sistema Fiern, Receita Federal, Banco do Brasil, Inframérica, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Correios, Universidade Potiguar (UnP), ApexBrasil e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Essas instituições fomentam políticas alinhadas às estratégias da cultura exportadora, assim como unem esforços para o aumento da base exportadora e internacionalização das cadeias produtivas do Rio Grande do Norte, que atualmente responde por apenas 1,6% do total de exportações do Nordeste.

Fonte: Agência Sebrae