Notícias

30 de julho de 2018

Professores do Sesc participam de capacitação com educadora do Rio de Janeiro

Em mais uma ação de capacitação para os profissionais de educação das suas escolas, o Serviço Social do Comércio do RN, instituição do Sistema Fecomércio, trouxe ao estado Lucilia Helena Soares (RJ), educadora do Departamento Nacional do Sesc. A formação aconteceu nos dias 20 e 21 deste mês e teve como tema “Metodologias Ativas em Educação”.

Durante os dois dias de formação, educadores das Escolas Sesc de Natal, Macaíba e Mossoró realizaram atividades e assistiram palestras sobre novos métodos de ensino alinhados com as transformações tecnológicas que vem ocorrendo nas últimas décadas.

“As metodologias ativas são metodologias que vem mostrar novas práticas de ensinar que sejam mais coerentes com a realidade atual”, explica Lucilia Helena, que atua como analista de ensino fundamental na Gerência de Educação do Departamento Nacional.

Gameficação, aula invertida, aprendizagem por problemas foram alguns dos métodos trazidos por ela que contribuem para a aprendizagem dos alunos e estimulam a participação nas aulas, visando tornar as Escolas Sesc cada vez mais ativas, dinâmicas e interativas.

“A gente acredita que quando o aluno participa criando e atuando mais ativamente, ele aprende mais e se prepara melhor para a vida.”, comenta a educadora.

Educação Sesc

Na educação infantil, as crianças de quatro e cinco anos são acolhidas em espaços ambientados, com vários brinquedos e livros que estimulam a imaginação, a construção da autonomia intelectual e valorização do ser criança.

O Ensino Fundamental, conta com turmas do 1º ao 5º ano. As aulas são ministradas por profissionais qualificados que têm como base um material didático com conteúdo curricular estimulante, contemporâneo e transversal. O aluno recebe o conhecimento necessário para os anos seguintes da sua formação estudantil e mais do que isso, por meio das artes, são incentivados a conhecer, valorizar e serem protagonistas da transformação social. O foco não é só o ensino e repasse de informação, mas também a aprendizagem e preparo para a vida.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é destinado, de modo gratuito, a toda população, prioritariamente, aos comerciários e seus dependentes. Tem caráter participativo e interdisciplinar, integrando os objetivos curriculares a um amplo leque de exigências socioculturais, o que resulta num trabalho didático-pedagógico de excelência.

O projeto Habilidades de Estudo (PHE) é uma atividade complementar destinada a crianças matriculadas nas séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), de escolas públicas. Consiste em criar condições para que a criança desenvolva hábitos, atitudes de cidadania e habilidades para aprimorar a capacidade de ler e interpretar o mundo.

Outras notícias

Pular para o conteúdo