10 de junho de 2014

Presidente Marcelo Queiroz lança Trabalho Social com Idosos, projeto do Sistema Fecomércio RN

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, lançou, na tarde desta terça-feira, 10.06, o Trabalho Social com Idosos (TSI), projeto do Sesc Nacional, e que passa a ser realizado a partir de agora no Rio Grande do Norte pelo Sistema Fecomércio RN, através do Sesc. O TSI vai oferecer uma ampla programação de atividades gratuitas para 50 pessoas acima de 60 anos.

“Posso dizer que a implantação efetiva do TSI é a concretização de um desejo pessoal. O desejo de criar mais uma ação de valorização destas pessoas que sempre terão muito a nos ensinar sobre a vida, sobre conquistas, frustrações, vitórias, derrotas, erros e acertos”, disse o presidente Marcelo Queiroz na abertura de seu discurso.

Durante a solenidade que marcou o lançamento do TSI, foi realizado um bate-papo sobre a situação do idoso e a importância da realização de políticas públicas voltadas para este público, com a participação da diretora regional do Sesc, Jeane Amaral; da presidente do Conselho Municipal do Idoso, Ana Maria Araújo; da fundadora da Associação Riograndense Pró-idoso (ARPI), Nazilda Dutra; e do atleta José Januário Tavares. A mediação foi da Assistente Social responsável pelo projeto, Késia Menezes.

A diretora regional do Sesc RN, Jeane Amaral ressaltou que a entidade já realiza diversas atividades que contam com a participação do público da terceira idade, mas que é a primeira vez que a instituição oferece um trabalho específico. “É uma alegria grande para o Sesc passar a oferecer estas atividades voltadas especialmente para eles. Os dados o IBGE mostram que hoje o Brasil tem cerca de 20 milhões de idosos, e isso exige que todas as instituições passem a oferecer um serviço assim”, afirmou Jeane.

Para Ana Maria Dutra, “um projeto como este é muito bem vindo. Nós precisamos trabalhar nosso envelhecimento, e trabalhar com o idoso ainda saudável, para que ele possa ter uma vida longa com qualidade”. Diante de toda a sua experiência trabalhando com idosos há quase 40 anos, Nazilda Dutra destacou para os presentes a importância do Sesc em sua vida: “Graças ao Sesc eu sou pós-graduada em Gerontologia. E o que mais o idoso precisa é de um trabalho como este, que só vai nos valorizar. Somos parte da história do país e quanto mais se trabalha o idoso, mais se preserva esta história”. Já o atleta José Januário Tavares, deu um conselho aos idosos inscritos no TSI. “Pratiquem atividades físicas com regularidade e tenham uma qualidade de vida melhor, evitando até tomar remédios”.

Após o bate-papo, a Orquestra Xilofônica do Projeto Sesc Cidadão, de Ponta Negra, fez uma apresentação com 15 de seus 60 integrantes. Em um segundo momento, foi a vez do Coral Vozes da Melhor Idade, do Centro de Atividades e Lazer da Melhor Idade (Calmi) se apresentar. E para encerrar a parte cultural, os dois grupos fizeram uma performance juntos,que contou ainda com a participação da plateia, que interagiu de acordo com os comandos do maestro Eugênio Graça: no momento em que ele acenava, cada um dos presentes tocava um rói-rói, instrumento artesanal distribuído no início da solenidade.

Os encontros do Trabalho Social com Idosos vão acontecer de segunda a sexta-feira, com uma programação diversificada, incluindo oficinas de canto coral, eventos motivacionais, orientações sobre saúde (relativas a doenças comuns durante o envelhecimento), seminários, debates de temas de interesse dos idosos, passeios e atividades ao ar livre. Por ser integrante do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), o TSI absorve pessoas cuja renda familiar bruta não ultrapasse três (03) salários mínimos.

“Nós, que já cuidamos do futuro e do presente deste estado, com projetos de apoio e suporte a crianças, jovens e adultos em áreas como educação, esportes, cultura, lazer e saúde, fechamos o ciclo cuidando e dando atenção também àqueles que tanto já fizeram por este estado, pela nossa sociedade, por suas famílias. Que o leque de atividades que serão desenvolvidas aqui sirva para ajudar a manter vivo, em cada um de vocês, o espírito do novo, da descoberta, do aprendizado e do desenvolvimento de novas amizades”, finalizou o presidente Marcelo Queiroz, se dirigindo aos idosos inscritos no programa.