25 de novembro de 2014

Presidente Marcelo Queiroz apresenta balanço das ações do Sistema Fecomércio na cidade de Assú

O presidente do Sistema Fecomércio RN ,Sesc e Senac, Marcelo Fernandes de Queiroz, esteve nesta segunda-feira, 24.11, na cidade de Assú, distante 207 km de Natal, onde comandou, ao lado do presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Assú, Francisco de Assis Barbosa, o evento de apresentação do balanço das ações das Entidades no Município ao longo do ano de 2014.

Marcelo Queiroz expôs números do trabalho do Sistema Fecomércio na Cidade, destacando: o investimento de R$ 460 mil na reforma e ampliação da sede do Senac; o registro de 2.025 matrículas, sendo 1.915 através do Programa Senac de Gratuidade (PSG) e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec); a participação na Feira de Negócios do Assú e do Vale (Fenavale), em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas e Sindicato do Comércio Varejista local, dentre outras ações.

Já através do Sesc, o Sistema Fecomércio realizou o projeto Janela Aberta (entre os meses de março e dezembro), com apresentações de teatro, literatura e músicas em praças públicas; promoveu o projeto Palco Giratório, com o espetáculo Sargento Getúlio; realizou torneios esportivos em comemoração ao Dia do Trabalhador, bem como dos Jogos dos Comerciários e do CicloSesc; promoveu a implantação do projeto Ver para Aprender no município. Além disso, ainda levou à cidade a unidade móvel BiblioSesc; e o projeto Transando Saúde, desenvolvido nas escolas municipais, alertando os jovens a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

“As ações das casas que compõem o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac em Assú só ocorrem graças às contribuições feitas pelos empresários do segmento do comércio de Bens, Serviços e Turismo. Agradeço aos diretores e colaboradores que transformam em ações as decisões dos colegiados superiores, fazendo com que as nossas casas atendam às legítimas reivindicações de defesa dos interesses do segmento empresarial que representamos, bem como às necessidades de formação, capacitação, assistência social, educação, cultura, esporte e lazer de todo o contingente dos comerciários e dos seus dependentes. Ações essas que também se estendem àqueles que, embora não sejam comerciários, buscam as nossas instituições para construir novos caminhos para as suas vidas”, avaliou Queiroz.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Assú reforçou a importância das atividades realizadas no município, com apoio sempre presente do Sistema Fecomércio. “É um dever mostrar o que ergueu o comércio varejista de Assú, com ações que orgulham e estimulam a continuar o trabalho. Temos o sentimento de dever cumprido. A Fecomércio e a Prefeitura de Assú entenderam e estenderam a mão para ajudar a levar adiante os ideais que nos alimentaram durante este ano”, afirmou Barbosa.

Também presente à solenidade, o prefeito da cidade, Ivan Lopes Júnior, parabenizou o trabalho realizado pelo Sistema Fecomércio RN no município e em outras cidades do Rio Grande do Norte, fortalecendo tanto o setor comercial como o aspecto social. “Espero que, no futuro, o setor do Comércio assuense possa se desenvolver ainda mais, pois este precisa prosperar, gerando emprego e renda, melhorando a condição de vida das pessoas de Assú. Temos consciência de que a união faz a mudança que vive numa constate transformação”, completou Ivan.

Ver para Aprender

Ainda no município, na Creche Vovó Chiquita, o presidente Marcelo Queiroz participou da entrega dos óculos a um grupo de 56 idosos assistidos pelo Programa Ver para Aprender Sesc. Ao longo do ano, foram ofertados aos beneficiários, além de ações educativas, a detecção de problemas de visão e o tratamento correto para a recuperação da saúde ocular.

“O Ver para Aprender possibilita às pessoas que dele participam o diagnóstico de problemas de visão. Com a entrega destes óculos, eles terão a oportunidade de ler e desenvolver as suas atividades com melhor desempenho visual e notarão as cores do mundo mais brilhantes, mais claras e, com isso melhorarão sua qualidade de vida”, disse Marcelo Queiroz.

A diretora da Creche, Maria Nelda Bezerra, declarou que a parceria com o Sesc RN trouxe alegria para os idosos da comunidade. “Os idosos são muito carentes e o Ver para Aprender trouxe para todos uma enorme alegria de viver. Eles são desprovidos de qualquer ajuda e esse benefício que vem do Sesc foi recebido com muita alegria e emoção”, afirmou emocionada com a entrega dos óculos.

Além das orientações educativas, com palestras e debates sobre os cuidados com a saúde dos olhos, o Sesc RN levou até os idosos um oftalmologista para realizar o exames e firmou uma parceria com uma ótica local para os pacientes escolherem o melhor par de óculos para o rosto. Dona Joana Maria de Jesus recebeu os óculos da mão do presidente Marcelo Queiroz e elogiou a iniciativa do Sistema Fecomércio RN. “Meus óculos estavam muito velhos. Nem lembro a última vez que fiz exame e troquei. Estou muito feliz, porque sei que vou enxergar melhor”, comemorou. E ainda acrescentou: “Estou no céu”.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Assú, Francisco de Assis Barbosa, ressaltou o trabalho de interiorização das ações do Sistema Fecomércio RN na gestão 2014. “A Fecomércio preocupou-se com o desenvolvimento social e o bem-estar do ser humano. Marcelo Queiroz lança um olhar visionário ao seu semelhante, que melhora a visão do mundo e de suas sutilezas”, comentou.