7 de dezembro de 2018

Premiado pelo MTur, Projeto Verena, do Sistema Fecomércio RN em parceria com a Alemanha, é renovado até 2021

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Sesc e Senac, Marcelo Queiroz e o coordenador de projetos da Câmara de Comércio e Indústria de Trier (EIC Trier), Matthias Fuchs, assinaram, na tarde desta sexta-feira (7), no Hotel Escola Senac Barreira Roxa, o convênio para a renovação do Projeto Verena, que integra a parceria desenvolvida com o estado alemão da Renânia-Palatinado.

O novo convênio com a Alemanha contempla as ações para o período de 2019 a 2021, com foco no desenvolvimento do turismo potiguar. “Esta renovação reafirma o nosso compromisso em seguir ampliando as formas como o Sistema Fecomércio, por meio do Senac, contribui de forma decisiva para o desenvolvimento social e econômico do Estado”, afirmou Marcelo Queiroz.

Na ocasião, o presidente Marcelo Queiroz entregou a Fuchs uma réplica do certificado pelo primeiro lugar recebido pelo Projeto Verena no Prêmio Nacional de Turismo, promovido pelo Ministério do Turismo, na categoria Qualificação e Formalização, divulgado no dia 5 de dezembro.

Para Matthias Fuchs, “é um prazer renovar este convênio. Que esta segunda fase seja tenha tanto sucesso quanto a primeira. Quero aproveitar e parabenizar por este hotel, que em tão pouco tempo ficou pronto e já está em operação. Estou realmente impressionado!”, encerrou.

O encontro também marcou assinatura de contrato entre o Senac RN e o município de São Miguel do Gostoso, para implementação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) Turismo.

Estiveram presentes o cônsul honorário da Alemanha no RN, Axel Geppert; o consultor de longo prazo da EIC Trier, Andreas Dohle; o prefeito de São Miguel do Gostoso, José Renato Teixeira de Souza; e o diretor regional do Senac RN, Raniery Pimenta.

A primeira fase do projeto, realizada entre 2016 e 2018, permitiu ao Senac acesso à metodologias e processos inovadores voltados à cadeia produtiva do turismo, beneficiando mais de 500 pessoas.

Com o novo convênio, o Senac RN trabalhará em quatro eixos: consolidação de plataformas de diálogo voltados ao desenvolvimento do turismo local; formatação de um modelo de certificação por competência, baseado no Sistema Dual de Ensino Alemão; elaboração e aperfeiçoamento de cursos profissionalizantes; e consolidação do Hotel-Escola Barreira Roxa como centro educacional e hotel de excelência e sustentabilidade.

Entre as atividades previstas, estão a possibilidade de intercâmbio de estagiários entre o Rio Grande do Norte e a Renânia-Palatinado; e a cooperação com os polos turísticos do estado, para implementação de ações conjuntas.

Desde 2009, através da interlocução do presidente Marcelo Queiroz e do cônsul honorário Axel Geppert, o Sistema Fecomércio RN desenvolve parceria com o estado alemão da Renânia-Palatinado, com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimentos e contribuir com o desenvolvimento do turismo local. A partir de 2016 foi criado o Projeto Verena, por meio do qual foram implementadas diversas iniciativas, sob coordenação do Sistema Fecomércio e participação da iniciativa pública e privada.

DEL Turismo
São Miguel do Gostoso será o primeiro município do Rio Grande do Norte a implantar o Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL Turismo). O DEL Turismo é uma metodologia alemã para gestão do desenvolvimento econômico, com foco no fortalecimento do turismo de municípios de pequeno e médio porte.

Formado por Conselho e Câmaras Técnicas, a iniciativa une os setores atuantes no segmento, como repartições públicas, iniciativa privada e técnicos, para trabalharem de forma conjunta.

Com consultoria do Senac RN, está prevista a elaboração e implementação da política do turismo do município, por meio da instituição de um modelo de gestão capaz de contribuir para o desenvolvimento sustentável e garantir a continuidade dos projetos de interesse da comunidade.

Segundo o prefeito José Renato Teixeira de Souza, entre os resultados esperados, estão: aprimorar o modelo de gestão do turismo e sua governança; fornecer capacitação técnica e gerencial para os atores do turismo no município; criar ambiente favorável para atração de investimentos; aperfeiçoar a estrutura e funcionamento do Conselho Municipal de Turismo; e criar novas plataformas de diálogo entre o poder público, a iniciativa privada e a comunidade organizada.