Notícias

4 de janeiro de 2019

Preço do material escolar sobe abaixo da inflação em 2018, diz FGV

Os preços do material escolar subiram, em média, 1,02% no acumulado de 2018, abaixo da inflação, mostrou um levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/IBRE). A medição exclui da conta os livros didáticos e não didáticos.

A variação do material escolar entre janeiro e dezembro ficou abaixo do Índice de Preços do Consumidor (IPC-S), inflação medida pela FGV/IBRE, que acumulou 4,32% no ano passado.

De acordo com o estudo, feito pelo economista do IBRE André Braz, vários produtos e serviços ligados a atividades escolares ficaram mais caros em 2018, como o transporte escolar, que subiu 5,19%.

Já os livros didáticos tiveram alta de 0,50% nos preços em 2018, enquanto os não didáticos, como livros de literatura, subiram 0,46%.

Segundo a FGV, os pais precisarão pesquisar os preços para economizar em 2019, já que existe grande diferença de preço entre lojas. “Ao longo de janeiro, alguns desses itens podem sofrer variação em função da procura, que se intensifica com o início do ano letivo”, afirmou Braz no levantamento.

Fonte: G1

Outras notícias

Pular para o conteúdo