26 de fevereiro de 2014

População de Lajes recebe o Sesc Saúde Mulher

A solenidade que marcou a chegada da unidade móvel à cidade aconteceu nesta terça-feira, 25.02

Pelos próximos 60 dias úteis, a população de Lajes, distante 125 km de Natal, vai poder desfrutar dos serviços gratuitos da unidade móvel Sesc Saúde da Mulher, com a realização de mamografias, ultrassonografias, exames preventivos, além de ações educativas em saúde. E para viabilizar o atendimento na cidade da região central do Rio Grande do Norte, o presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Fernandes de Queiroz, e o prefeito da cidade, Luiz Benes Leocádio, assinaram um termo de convênio, em uma solenidade que aconteceu nesta terça-feira, 25.02, na Praça Monsenhor Vicente Severo.

A programação da noite teve início com a apresentação da Eloy Companhia de Teatro, da Escola Municipal Eloy de Souza, sob a coordenação do professor Fábio Fernandes. O grupo fez uma intervenção artística sobre a relação da escola com a arte. A solenidade contou com a presença do presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios, Geraldo Paiva dos Santos Júnior; do presidente do Sindicato do Comércio Varejista de São Paulo do Potengi, Antônio Francisco de Oliveira; de membros da diretoria do Sistema Fecomércio; de representantes de entidades parceiras como a Fiern, além de autoridades municipais de Lajes e Fernando Pedroza.

“Com a chegada da unidade móvel Sesc Saúde Mulher a Lajes, tornamos acessível a mais uma parte da população do nosso estado, oportunidades capazes de fazer melhor suas vidas. Hoje, mais uma vez o Sistema Fecomércio conjuga o verbo democratizar, trazendo para cá seus serviços de reconhecida excelência”, disse o presidente Marcelo Queiroz.

O prefeito de Lajes, Benes Leocádio, destacou a importância da parceria, que vai beneficiar a população da cidade, melhorando sua qualidade de vida. “A expectativa da população é grande para o início dos atendimentos, mas eu fico tranquilo com o trabalho que o Sistema Fecomércio, através do Sesc, vai realizar. Se dentre todos os atendimentos, conseguirmos identificar um caso mais grave que seja, todo o esforço já vai ter sido válido”, destacou. Já a secretária de Saúde de Lajes, Ionara Leocádio, disse que “a maior importância do trabalho da unidade Sesc Saúde Mulher é a prevenção, já que a dificuldade de conseguir os exames oferecidos é imensa. A cidade tem uma baixa incidência de casos de câncer de mama ou útero, por exemplo, mas prevenir nunca é demais”.

A unidade móvel Sesc Saúde da Mulher conta com um consultório médico e sala de ultrassonografia; sala de mamografia com proteção radiológica; banheiro e sala de atendimento. Durante todo o período de permanência da unidade em Lajes, a expectativa é de realizar mais de 5 mil atendimentos, sendo que devem ser cerca de: 1.200 exames preventivos; 600 mamografias; 300 ultrassonografias (mama, pélvica e transvaginal); além de mais de três mil atendimentos de educação em saúde feminina. Os agendamentos já começaram e tem continuidade nesta quarta-feira, 26.02, na própria unidade, sempre de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 17h.

“É preciso registrar que todos estes atendimentos são oferecidos de forma completamente gratuita, viabilizados com recursos dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo do nosso estado. Empresários que, desta forma, ratificam o seu compromisso com o desenvolvimento não apenas econômico, mas também social do Rio Grande do Norte”, finalizou Queiroz.

Sesc Saúde Mulher
Inaugurada em julho de 2012, a Unidade Móvel é um projeto inédito na área de saúde no país, resultado de uma parceria do Sistema Fecomércio RN, Sesc Nacional, Governo do Estado e prefeituras. A itinerância do projeto permite que os serviços gratuitos de assistência médica preventiva atendam a milhares de mulheres de várias localidades. O município de Extremoz foi o primeiro a receber a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, seguido da zona norte de Natal, Angicos, Fernando Pedroza e Santana do Matos. Neste período foram realizados 37.457 atendimentos.