Notícias

21 de fevereiro de 2018

PIB cresceu 1% em 2017, segundo monitor da FGV

A economia brasileira cresceu 1% em 2017, segundo o monitor do Produto Interno Bruto (PIB) da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgado nesta quarta-feira (21).

De acordo com a pesquisa, a maioria das atividades apresentou recuperação quando comparada com 2016. As atividades de agropecuária e extrativa mineral apresentaram os maiores crescimentos (12,8% e 4,5%, respectivamente).

O crescimento de 1,8% da indústria de transformação é 7,3 pontos percentuais maior que o registrado no ano anterior. As atividades de comércio e transportes também apresentaram crescimento respectivamente de 8,0 pontos percentuais e 7,9 pontos percentuais acima de 2016.

“Este resultado é devido, pela ótica da oferta, ao excelente desempenho da agropecuária, à recuperação do setor industrial e um setor de serviços que, surpreendentemente, já contribuiu de maneira positiva para o PIB de 2017”, disse Claudio Considera, coordenador do Monitor do PIB FGV.

De acordo com o pesquisador, pela ótica da demanda, o consumo das famílias e a exportação foram os principais componentes que contribuíram para o PIB positivo. A formação bruta de capital fixo, apesar de ainda negativa (-1,9%), destaca-se pela recuperação que apresentou durante o ano já que havia registrado 10,3% de retração, em 2016.

Fonte: G1 Economia

Outras notícias

Pular para o conteúdo